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Vendas de cerveja por canais digitais se tornaram primordiais porém precisam de estratégias específicas para se fortalecerem

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A necessidade e a eficiência comercial das vendas online estão gradativamente sendo percebidas pela indústria da cerveja. Uma pena que tenha sido necessário o impacto de uma pandemia que alterou o mundo para que isso acontecesse. 

Os fabricantes de cerveja  sempre foram desafiados pelos canais de venda online, especialmente as transações diretas ao consumidor, que por uma série de motivos apresentam obstáculos que sempre desmotivaram e geraram lentidão para que este mercado buscasse se adaptar às vendas digitais.

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Tal e qual as vendas em bares e no varejo físico requerem o desenvolvimento de estratégias específicas para estes canais, assim também funciona com as vendas online de cerveja que precisam compreender as oportunidades presentes durante este processo para amadurecer e gerar ganhos ao longo do tempo para o negócio.

Como benefício as vendas online oferecem uma riqueza de dados que são incomparáveis com outros canais, proporcionando a possibilidade de retroalimentação das estratégias dos negócios, influenciando do marketing ao planejamento de operações, por exemplo


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A seguir estão alguns aspectos presentes nesta dinâmica que são fundamentais para se desenvolver estratégias que potencializam as vendas de cerveja através de canais digitais

Vendas online são um ótimo meio de conhecer melhor seu consumidor

Onde as pessoas que se interessam por minhas cervejas moram? Qual sua idade? Que perfis de pessoas compram determinados produtos?

Essas e outras perguntas devem ser respondidas a qualquer momento se uma loja ou cervejaria realiza vendas online, pois as vendas através desses canais são uma imensa geradora de dados que precisam ser utilizados para refinar a maneira como estes negócios atuam. 

Aí está um grande trunfo do sistema de gestão B1Beer + Sap Business One, projetado especificamente para microcervejarias, que se integra ao sistema de vendas e agrega esses dados de forma lógica permitindo maior foco na análise dos dados do que na coleta e organização dos mesmos.

Isto é fundamental no momento de realizar investimentos de marketing digital, pois servem para calibrar as premissas demográficas que irão gerar maior assertividade nas campanhas criadas, levando a gerar mais vendas pois se conhece em maior detalhes as variáveis para mirar de forma mais eficiente o público alvo interessado nos produtos.

Invista na experiência online do consumidor

Seja num aplicativo, em uma página da web ou até mesmo dentro de uma mídia social é fundamental avaliar a qualidade da experiência que é oferecida ao consumidor de cervejas.

Cervejas artesanais trabalham com complexidade na variedade de produtos, estilos e marcas que se por um lado geram curiosidade no consumidor, por outro também geram desconforto e confusão se não estiverem bem organizadas através de um layout planejado para tornar a vida de quem se interessa pela compra mais conveniente e atraente.

Cuidados básicos como a qualidade da foto que expõe o produto, clareza e beleza nos aspectos visuais e disponibilidade de informações fundamentais sobre a cerveja são obrigatórios por quem deseja amadurecer vendas online e precisam ser revisados frequentemente. O investimento em profissionais especializados nesses temas é o mais desejável.

Utilize os dados obtidos em suas vendas para melhorar a experiência do seu consumidor. É possível destacar os produtos mais vendidos, buscar ampliar um determinado público que ainda não é frequente nas compras online e, com investimento em tecnologia, até mesmo personalizar a experiência de compra para cada pessoa que entre em contato com suas mídias.

Crie ligações entre o marketing digital e as vendas online

Uma das maiores vantagens das vendas online é também o encurtamento da distância entre a promoção de um produto e a possibilidade da realização da compra.

Nesta parte o marketing digital tem um papel crucial ao poder estabelecer um vínculo mais emocional com as pessoas e junto a isso oferecer a possibilidade da concretização da compra ao promover um produto.

Blogs, newsletters, redes sociais e parcerias com influenciadores ou atores interessantes do varejo oferecem esse potencial que precisa ser analisado e executado pelos vendedores de cerveja

Não esqueça que vendas online incluem o frete

O transporte da cerveja do seu estoque até o consumidor é a ligação do portal digital proporcionado pelas vendas online com o mundo real onde o consumidor irá beber a cerveja que desejou comprar.

A qualidade e o custo do frete precisam ser sempre alvo de melhorias, principalmente porque as vendas fragmentadas trabalham contra a escala que é necessária para reduzir os custos de entrega.

Custos de entrega muito altos fazem o público desistir de produtos que consideram atraentes. Para isso, parcerias, contratos e outras soluções mais racionalizadas com prestadores de serviços de transporte precisam ser alvo constante de aprimoramentos para que essa barreira seja gradativamente reduzida.

O B1 Beer+Sap Business One possui recursos para acompanhamento e rastreio das entregas de vendas realizadas, permitindo avaliar a experiência do consumidor até a chegada do produto em suas mãos.

Os dados de compra que ajudam no planejamento da produção

Já foi falado sobre dados neste artigo, pois eles são a grande riqueza das vendas online, e não devem ser desperdiçados.

O acompanhamento das vendas através do B1Beer+SAP Business One permite maior agilidade na integração dos dados de vendas e o planejamento da produção, analisando se o cronograma de lotes a serem produzidos e se a disponibilidade de insumos estão adequados para reposição de estoques e a prevenção da perda de vendas por falta de produto.

Quanto mais as vendas crescem e se torna mais complexo acompanhar os múltiplos destinos para onde as cervejas irão chegar, maior é o valor de entender e gerir este processo de integração, dando sustentabilidade para a cadeia ao longo do tempo.

O software B1Beer+SAP Business One é uma poderosa ferramenta para a gestão das vendas online de uma cervejaria, além de integrar este trabalho a outros pontos da cadeia como distribuição e vendas, possibilitando o gerenciamento de forma conjunta e agregando tecnologia digital ao processo. Para conhecer mais sobre ele clique aqui.

Sobre o SAP Business One + B1 Beer

O B1 Beer é o poder da tecnologia SAP dentro das cervejarias, um software de gestão modelado para atender as necessidades de microcervejarias para gestão eficiente da produção, integrando a indústria à distribuição e vendas de forma simplificada e segura.

Sobre a MANYMinds

A MANYminds Soluções e Software é o parceiro oficial da SAP Brasil responsável por distribuir as soluções do segmento cervejeiro. Em 15 anos de parceria, trouxe as melhores práticas de mercado ao segmento, proporcionou a transformação digital desde eCommerce, bares e distribuidoras até a indústria com uma solução única e integrada.

A solução traz a transformação digital nas áreas: Contabilidade e Fiscal, Compras e Suprimentos, Vendas (Varejo/Atacado/Bares/eCommerce), Estoque e Distribuição, Produção/PCP,  Controle de Ativos. São centenas de funcionalidades que colaboram para eficiência operacional e padronização dos processos nos padrões de companhias globais.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.