Farra Bier investe em ferramentas de gestão e expansão para São Paulo

Publicidade
Cervejaria carioca Farra Bier amplia distribuição para SP desenvolve trabalho junto a consultoria Falconi para aprimoramento da gestão

A cervejaria carioca Farra Bier aproveitou o período desafiador no mercado em 2020 para planejar e implementar melhorias nos sistemas de gestão da empresa.

A Farra foi selecionada pelo Programa Falconi Juntos, recebendo um trabalho de consultoria gratuito com o objetivo de auxiliar micro e pequenas empresas a diagnosticarem pontos de melhoria e a transporem os desafios impostos pelo cenário atual.

Continua após a Publicidade

O trabalho realizado junto a Falconi permitiu que a Farra revisitasse seus processos internos e buscasse uma remodelagem na direção de aumento de eficiência e produtividade.

“Uma gestão e planejamento muito detalhista desde o inicio nos ajudou a seguir crescendo evoluindo,” comentou Rafael Damasio, um dos sócios-fundadores da Farra.


Leia mais:

Cervejaria Seasons se funde a CBCA


O que esperar do mercado de cerveja em 2021


A cervejaria que produz suas cervejas de modo terceirizado na cervejaria Nossa Fábrica, localizada na cidade de Gupimirim, a cerca de 80 quilômetros da capital carioca, foi fundada em 2016 durante um período de aparecimento de inúmeras das chamadas “cervejarias ciganas” na capital do Rio.

O programa Falconi Juntos selecionou 50 empresas com a missão de ajudar as organizações a construírem resultados a partir do aperfeiçoamento de seu sistema de gestão de forma gratuita.

A iniciativa fez parte de um compromisso da Falconi, uma das referências de consultoria e processos de gestão no Brasil, em auxiliar gratuitamente micro e pequenas empresas a diagnosticarem seus pontos de melhoria e a transporem os desafios impostos pela crise da Covid-19.

A consultoria ocorreu de forma de remota através de quatro semanas onde um série de processos da Farra foram mapeados para que melhorias fossem propostas.

“Surpreendemos positivamente pelo nível de controle já tínhamos desenvolvido. As áreas que foram selecionadas para trabalharmos na consultoria foram análise de processo e comunicação” comenta Rafael.

Com o trabalho desenvolvido a cadeia de valor da cervejaria foi avaliada com a parte de produção, comercial e marketing ganhando um mapa de atribuições detalhados.

“Parar, organizar e repensar nossa comunicação interna evita retrabalhos e desperdício de energia e de dinheiro. Não é porque nós já temos 4 anos que não precisamos para e reavaliar nossa atuação” analisa o sócio-fundador da cervejaria.

Como resultado do processo a Farra ampliou faturamento e carteira de clientes, passando a contar com estoques mais fresco para atendimento de vendas.

Em 2020 a Farra também investiu em ampliar sua área de atuação para São Paulo, contratando logística terceirizada para transporte de produtos para a região, e tem realizado em conjunto um trabalho para ativações de pontos de venda no estado vizinho.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.