Depois de 5 anos de operação no Brasil, a Japas começa a ser produzida em Nova Iorque nos Estados Unidos, com foco além do mercado cervejeiro, mas também em restaurantes e gastronomia oriental.

A Japas Cervejaria inicia neste mês de abril de 2019 sua operação oficial nos Estados Unidos. Inicialmente serão comercializados os rótulos Matsurika (Bohemian Pilsener com jasmim) e Wasabiru (American Pale Ale com wasabi), ambas em latas de 12 oz (355 ml) e 15 oz (473 ml), bem como em barris de 5,2 gallões (19,6 litros)

As cervejas estão sendo produzidas de forma terceirizada na cervejaria Great South Bay, em Long Island, NY, através da empresa parceira Beerternational e, nesta primeira fase, estará presente em três estados com representação da distribuidora Craft Collective: Massachussets, Maine e Rhode Island.

A Craft Collective é uma distribuidora baseada em Massachussets que também atua nos Estados do Maine e Rhode Island. É uma empresa independente focada em pequenos produtores de bebidas artesanais, como cerveja, sidra e café. A Japas estará no portfolio desta empresa junto a marcas americanas de destaque, como Fiddlehead, Singlecut, Finback, Bottle Logic e The Alchemist.

Já foram produzidos mais de sete mil litros de cervejas, e novas produções já estão agendadas. O portfolio norte-americano da Japas será similar ao brasileiro, com vários dos mesmos rótulos, mas também contará com eventuais produtos exclusivos para o mercado estrangeiro, em especial cervejas colaborativas com marcas locais.

Leia também: Ambev anuncia que abrirá sua fábrica da Bohemia para a produção de ciganos

“Estamos muito confiantes e acreditamos que a Japas tem grande potencial de desenvolvimento e expansão nos Estados Unidos.” destaca Fernanda Ueno, uma das co-fundadoras e sócia da Japas

A apresentação da marca para o público norte-americano se deu em fevereiro de 2019, quando a Japas participou do Extreme Beer Fest a convite do site Beer Advocate e da cervejaria Dogfish Head, que organizam este festival há 16 anos. Este ano, a Japas foi uma das três cervejarias de fora dos Estados Unidos e a única brasileira, dentre aproximadamente 130 expositores.

Latas da Matsurika e Wasabiru no mercado americano

Também em fevereiro a Japas produziu sua primeira cerveja colaborativa com uma cervejaria dos Estados Unidos, a Against The Grain, em Louisville, KY. A receita foi uma New England IPA com cacau e shikuwasa, um cítrico da região de Okinawa, no Japão.

A ideia surgiu a partir de conversas com os atuais parceiros comerciais nos Estados Unidos

“A ideia surgiu a partir de conversas com os atuais parceiros comerciais nos EUA, que se interessaram pela originalidade da proposta da marca. A partir daí, começamos a analisar a viabilidade do projeto e vimos que valia a pena investir pois havia realmente um grande potencial de introdução e crescimento da Japas no mercado americano.” comenta Fernanda

Leia também: Banco do Brasil abre linha de crédito de R$ 600 milhões para o cultivo de lúpulo no estado do Rio

Mesmo com pouco tempo no mercado, a co-fundadora da Japas já avalia a receptividade como bastante positiva.

“Estamos levando ao mercado americano cervejas bem diferentes de tudo o que está sendo produzido atualmente lá e isso tem sido uma boa surpresa para os consumidores. O feedback dos pontos de venda e do nosso distribuidor tem sido super positivo e já com poucas semanas de venda tivemos demanda de produção de novos lotes e aumento de portfólio local.” destaca Fernanda.

A co-fundadora da Japas aponta que apesar da distância, o acompanhamento do processo e condução da marca nos Estados Unidos tem sido bastante acompanhado.

“Apesar da distancia física nós conseguimos acompanhar bem de perto cada detalhe. A comunicação com a nossa parceira nos EUA, com a distribuidora e com a cervejaria onde produzimos flui muito bem, temos reuniões online com bastante frequência e nos falamos por whatsapp quase todos os dias. Além disso estivemos já estivemos lá algumas vezes nos últimos meses para encontrar parceiros, possíveis distribuidores e donos de pontos de venda.”

SOBRE A JAPAS CERVEJARIA

A Japas Cervejaria é um projeto de Maíra Kimura, Yumi Shimada e Fernanda Ueno, três profissionais do mercado cervejeiro que se uniram pelas suas semelhanças: 3 mulheres nipo-descendentes com a ideia de manter e buscar suas próprias origens a cada criação, além de mostrar que mulheres podem e devem se destacar em todos os ambientes, mesmo aqueles que geralmente são considerados masculinos.

Fique online com nossas publicações. Curta nossa página no Facebook!

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.