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A empresa de delivery Bebida na Porta cresce de forma acelerada em 2020 e recebe aporte de R$ 1 milhão de reais de investidores

A Bebida na Porta, startup criada em 2018 para explorar o mercado de delivery de bebidas na cidade de São Paulo, divulgou este mês que recebeu um aporte de um milhão de reais das redes Anjos do Brasil e Poli Angels com o objetivo de ampliar a sua atuação.

A empresa apresentou taxa de crescimento de 80% em abril de 2020, o momento mais crítico da quarentena que levou boa parte do público para o consumo de bebidas em casa.

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A aceleração do crescimento de canais de comércio online de bebidas será uma das marcas deixadas em 2020 devido a mudança aprofundada de hábitos de consumo, o que impactará diretamente uma parcela relevante do mercado mercado de cerveja.

A Bebida na Porta foi criada em 2018 com a missão de oferecer conveniência e preços mais atraentes para que as pessoas realizassem suas compras e recebessem bebida em casa, com o opcional de já chegarem geladas.


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O faturamento mensal da Bebida na Porta já chega a R$ 500 mil através de nove mil pedidos ao mês, com um portfólio de 250 produtos em seu cardápio onde os mais vendidos são cerveja, refrigerante e água, de acordo com publicação do Pequenas Empresas e Grandes Negócios.

Entre as cervejas disponíveis no cardápio estão grande parte do portfólio das grandes cervejarias, mas também estão presentes opções de produtoras independentes como Praya e Hocus Pocus, entre outras.

De acordo com a fundadora da empresa, Jessica Gordon, seis a cada dez clientes fazem pedido semanalmente com tíquete médio de R$ 60 a R$ 70 reais, e apresentam hábitos de consumo semelhantes a realização de compras de bebidas num supermercado.

A startup funciona através de estoques próprios das bebidas. Ela utiliza o Ifood como um dos seus canais digitais para venda, porém através de seu app próprio realiza campanhas mais personalizadas e pode oferecer frete grátis. Seus pontos de entrega atuais são os bairros da Mooca e Pinheiros na capital paulista.

A meta da Bebida na Porta é chegar até fevereiro de 2021 dobrando seu número de pedidos mensais para 18 mil e atingir um faturamento de R1 milhão de reais. Segundo a empresa cada novo ponto de entrega atinge equilíbrio financeiro com cerca de quatro meses.

Delivery de bebidas deverá ter uma rota de crescimento nos próximos anos

O movimento dentro do mercado de delivery de bebidas no Brasil tem sido muito intenso nos últimos meses com o reforço da alteração dos hábitos de consumo desencadeados pela pandemia, o que acabou reconfigurando a utilização dos canais de distribuição da cadeia.

A Ambev, que havia investido há cinco anos na sua solução própria para o entregas no mesmo dia através da criação do Zé Delivery, colheu frutos interessantes para a companhia durante a crise devido a este trabalho e está aproveitando para ampliar o sistema para uma cobertura nacional através de uma estratégia expansão.

Casos interessantes de players menores também começaram a se destacar em virtude de seu grau de planejamento e visão de futuro como o da cervejaria pernambucana Ekaut que decidiu acelerar sua solução de delivery Ekaut em Casa que ganhou novas franquias digitas por várias cidades do nordeste.

Este cenário somado a inovações de pagamento digital como o PIX devem impulsionar o comércio online de bebidas como um todo, e o mercado de delivery especificamente que sempre foi pouquíssimo explorado deverá ganhar muitos modelos de operação diferentes e novos players.

O desenho da operação da cadeia final de entrega, o grau de tecnologia e automação envolvido, a interface digital com os consumidores, a construção de portfólio de opções de bebidas, o nível de conveniência oferecido ao consumidor final e a regionalização desses sistemas estão abrindo muitas oportunidades numa arena praticamente intocada e que vai construir um canal importante para que bebidas cheguem até o consumidor final.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.