A Abracerva – associação que defende os interesses da cadeia da cerveja artesanal independente brasileira – apresentou uma atualização ao seu projeto de Código de Ética que ficará aberto a consulta para receber contribuições.
A proposta do documento foi apresentada numa Live promovida pela associação onde diversos pontos sobre os objetivos do código e os benefícios que o mesmo trará para o avanço e profissionalização do mercado de cerveja artesanal brasileiro.
A importância do Código de Ética da Abracerva foi reforçada por acontecimentos recentes, que envolveram temas relacionados a racismo e misoginia, ligados ao mercado de cerveja artesanal, mostrando a necessidade de evidenciar para seus associados uma linha de conduta que deve nortear as atitudes de seus participantes.
Instrumentos dessa natureza são fundamentais para pautar o padrão de conduta em organizações, eliminar dúvidas de natureza ética e fornecer segurança de modo a ser incorporado no longo prazo na cultura de trabalho de todos os participantes
Leia mais:
Infográfico: 1º primeiro Censo da Cervejarias Independentes do Brasil
Infográfico: Market Share da venda de cervejas no Brasil em 2019
A proposta do projeto de código de ética da Abracerva foi iniciado em 2019 e agora foi acrescido de alguns tópicos, ele serve de documento complementar ao estatuto da associação, sendo um mecanismo jurídico comum em organizações que pretendem atuar de forma mais robusta para disciplinar e orientar a relação dos associados entre si e com outras partes interessadas do mercado.
A atualização promovida no Código de Ética foi baseada no Código de Conduta que Brewers Association (entidade semelhante a Abracerva que congrega cervejarias artesanais independentes norte-americanas) aprovou recentemente que incluiu diversos dispositivos referentes a diversidade, equidade, temas anticorrupção e questões trabalhistas tornando o instrumento muito mais completo,
O projeto do Código de Ética da Abracerva se encontra aberto a consulta pública para que receba contribuições para que seja formulada um versão final que serão debatidas em 23 de setembro e receberá aprovação final em 27 de outubro.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.