Better Drinks capta R$ 65 milhões para investir em expansão

Foto: Divulgação

Better Drinks, holding da Praya, realiza captação financeira para permitir expansão de distribuição e investimento em marketing

A Better Drinks, holding que é dona da cerveja Praya e de outras marcas de bebidas de nicho como o vinho em lata Vivant e o Baer Mate, captou R$ 65 milhões através de debêntures.

A Better Drinks foi criada há pouco mais de um ano através da fusão de 5 marcas de bebidas com aporte inicial de R$ 25 milhões, sendo capitaneada por Felipe Della Negra (ex-CEO da Red Bull Brasil) e Felipe Szpigel (ex-executivo da área de inovação da AB InBev)

A captação de cerca de R$ 65 milhões foi publicada no site Brazil Journal, reportando que o montante será destinado para ampliação da distribuição e investimento em marketing.

A publicação relata que, de acordo com o Credit Suisse, a Better Drinks em agosto do ano passado apresentava um faturamento anualizado de R$ 48 milhões, a perspectiva da companhia é atingir o faturamento de R$ 1 bilhão em 2026.


Leia mais:
praya-puro-malte-long-neck
Praya Puro Malte: Better Drinks investe R$ 2,5 milhões na criação de novo rótulo


O que esperar do mercado de cerveja em 2023


O foco da Better Drinks está em investir em produtos escaláveis que atendam um nicho crescente de preferências dentro de diferentes segmentos do mercado de bebidas.

Com isso, a ideia é fugir da competição com marcas mainstream de grandes conglomerados e conseguir se expandir dentro de diferentes nichos do mercado de bebidas que se mantém em constante crescimento.

Uma grande aposta da Bettter Drinks é buscar construir marcas associadas a não utilização de aditivos em sua composição e forte associação de produção ambientalmente sustentável ao longo de sua cadeia, questões extremamente valorizadas por seu público almejado.

A expectativa da companhia é que os segmentos do mercado de bebidas onde atua cresçam num ritmo de 15% ao ano nos próximos anos.

Praya é a terceira marca em faturamento da Better Drinks

Em termos de faturamento, a principal marca da Better Drinks é o Vermelhão, bebida semelhante ao Campari lançada em sociedade com o astro sertanejo Gusttavo Lima, que é responsável por mais da metade da receita obtida pela holding.

Em seguida, vem o refrigerante sem aditivos com mate, Baer Mate, e logo depois a cerveja Praya. Em terceiro, quarto e quinto lugar estão os drinks prontos Five Drinks, os vinhos em lata Vivant e as águas em lata Mamba, respectivamente.

No ano passado a Better Drinks investiu R$ 2,5 milhões para entrada no mercado do rótulo Praya Puro Malte, expandido o portfólio da cerveja Praya que desde sua criação contava exclusivamente com uma cerveja do tipo witbier.

A Better Drinks já se encontra em mais de 30 mil pontos de venda no on trade e no off trade, sendo que seu total faturado está dividido igualmente entre supermercados, on trade (bares e restaurantes) e vendas online.

A nova captação deve buscar uma ampliação de distribuição com foco em bares e restaurante, tipos de pontos de venda que a Better Drinks ainda se enxerga baixa penetração

A companhia já possui um total de R$ 80 milhões investidos ao se somar a primeira captação realizada com investidores anjos e a atual através de debêntures.

A Better Drinks possui atuação internacional através de fusão realizada com a marca Five Drinks Co., criada por Felipe Szpigel previamente nos EUA

Por isso essa faixa do mercado de cerveja é povoado quase que exclusivamente por marcas das 3 grandes cervejarias presentes no Brasil.

Para dar a partida na sua entrada nessa disputa, foram investidos R$ 2,5 milhões de reais na nova Praya Puro Malte pelo grupo Better Drinks, holding que a marca Praya passou a integrar desde o início deste ano.

De acordo com a empresa de inteligência de mercado Euromonitor, o faturamento do mercado de cervejas premium cresceu 85% entre 2015 e 2020, alcançando R$ 52 bilhões e a expectativa é que esse número cresça mais 53,9% até 2025, chegando a um faturamento de R$ 80,2 bilhões.

“A gente acredita que tem sempre espaço para produto bom, com qualidade e diferenciação. O Brasil é carente de inovação e alta qualidade. Praya Puro Malte atende isso”, defende Felipe Della Negra, CEO da Better Drinks.

“Um dos maiores pilares é leveza e refrescância, mas muita verdade. Ela tem uma coloração menos turva que a witbier. É uma receita simples de lager puro malte. A ponte entre as duas é o lúpulo e tem algum toque cítrico. A vantagem de fazermos lotes menores deixa o produto sempre fresco”, diz Felipe Szpigel, cofundador da Better Drinks.

A projeção é atingir um faturamento de R$ 40 milhões em 2022, já com 50% do volume comercializado sendo composto pela Praya Puro Malte.

A nova cerveja da Praya estará disponível em mais de 5 mil pontos de venda, começando pelo eixo RJ-SP a partir do próximo dia 1º de março.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.