Cervejaria Bierland de Blumenau interrompe sua produção e é colocada a venda

Imagem: Mídias Sociais Bierland

A cervejaria Bierland, um dos nomes mais tradicionais da cerveja artesanal do Brasil, anunciou que está a venda

A cervejaria Bierland, uma das mais tradicionais do mercado de cerveja artesanal brasileiro localizada na cidade de Blumenau (SC), comunicou nesta semana que está sendo colocada a venda.

Sócios da cervejaria mencionam que objetivos particulares levaram a decisão, mas também reconhecem que o mercado passa por um momento de+safiador que deve se estender para além do curto prazo.

Fundada em 2003 na cidade de Blumenau, a Bierland iniciou sua trajetória bem antes do boom das cervejarias artesanais brasileiras que se deu na década seguinte.

Inicialmente a cervejaria vendia apenas chope localmente, sendo que a partir de 2009 passou a envasar garrafas e distribuir seus produtos para diferentes regiões do Brasil.


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Em 2019 a Bierland passou por uma grande reestruturação do sua estratégia de negócio eliminando o envase em garrafas e passando a focar em latas, nesta época a cervejaria passou também por uma redução do seu portfólio buscando trabalhar com preços mais competitivos e restringiu sua atuação a um perímetro local.

A empresa nesse período buscou diversificar seus produtos para além da cerveja numa tentativa de ampliação de vendas, adicionando coquetéis em lata e energéticos entre as opções do seu portifólio.

Com uma fábrica de 120 mil litros por mês de capacidade, a Bierland também possui uma loja anexa onde comercializa os produtos da marca.

Mudanças na Bierland reflete mudança de cenário da cerveja artesanal no país

Os mais de 20 anos de atuação na Bierland refletem bem as mudanças que o mercado de cerveja artesanal no Brasil passou durante esse período.

A Bierland conseguiu expandir seu negócio durante os anos 2010 aproveitando sua posição de pioneira mais estabelecida a época, porém com aumento da competitividade posterior a essa expansão teve de retrair o negócio de volta a atuação mais regionalizada.

Esse aumento de competitividade ocorreu com uma entrada mais robusta das gigantes do setor dentro do segmento e também com pequenas cervejarias regionais que explodiram em quantidade e passaram a disputar por esse mercado.

Apesar da saúde financeira da empresa com contas em dia, de acordo com declarações de seus sócios à mídia local, os mesmos reconhecessem que o mercado de cervejas artesanais atualmente é muito mais difícil que no passado.

Nos últimos anos diferentes marcas mais antigas do mercado de cerveja artesanal brasileiro passaram por reestruturações, num indicativo de que seus ativos já não performam como no passado deste nicho. Como exemplo estão a Cerveja Paulistânia e também a CSC dona das marcas Saint Bier e Coruja.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.