Consumo de Budweiser na China bate o dos EUA pela primeira vez.

O consumo doméstico de cerveja nos EUA tem caído ao longo das últimas duas décadas, enquanto o o interesse da China por cervejas americanas aumentou. As vendas de Budweiser na China, no primeiro semestre de 2018, pela primeira vez ultrapassaram as dos EUA e é esperado que essa tendência continue.

O consumo doméstico de Budweiser nos EUA não se alterou muito desde 2000, ficando na faixa dos 23,5 bilhões de litros, porém os tipos de cerveja consumidos na América se alteraram. De acordo com a Rabobank as cervejas norte-americanas correspondiam a 87,7% do consumo doméstico, está percentual vai para 67,6% em 2017. As cervejas importadas e as artesanaisjuntas correspondiam a 12,3% do consumo norte -americano em 2000, este percentual aumentou atualmente para 32,4%.

Os consumidores americanos estão se afastando das cervejas domésticas abundantemente disponíveis. Elas estão sendo trocadas por opções importadas. Ao invés de Budweiser, Heineken e Coors, as pessoas estão escolhendo Corona, Modelo e Dos Equis.

A mesma tendência é observada na China, eles enxergam a Budweiser como uma cerveja importada cobiçada, mais cara que as opções chinesas. Este padrão também é visto em todos os países grandes consumidores de cerveja como México, Brasil, Reino Unido e Alemanha. Cervejas nacionais estão em queda e importadas e artesanais estão em ascensão.

Francois Sonneville, analista sênior de bebidas na Rabobank, identifica quatro razões principais para essa mudança.

A imigração tem aumentado globalmente tem aumentado globalmente, e com isso, as opções de cervejas se expandiram. Pessoas querem o que elas provaram quando estão de volta em casa. Semelhantemente, quando as pessoas retornam de viagens de férias, as pessoas querem trazer para casa um pedaço da viagem.

Isso também está relacionado em como as marcas se posicionam globalmente. As duas maiores cervejarias são AB-Inbev e Heineken, e elas possuem presença global e capacidade de investimento em muitos mercados ao mesmo tempo. Isso lhes permite serem bem-sucedidas e serem lucrativas em mercados incomuns como a China onde tipicamente marcas menores não conseguem competir.

Finalmente, consumidores estão agora mais experientes em relação a harmonizações entre comida e cerveja. Tudo como parte da tendência de premiunização, que direciona a demanda do consumidor para cervejas importadas e artesanais devido a necessidade de maior diversidade de cervejas.

Sonneville reconhece que a explosão da cerveja artesanal está diminuindo na américa, mas espera que o declínio no consumo de cervejas domésticas dos EUA ainda continue.


Elevação de nível do mercado chinês

Já o interesse da China por cervejas americanas deve continuar a crescer. Jovens adultos chineses estão alcançando rendas disponíveis muito acima do que seus pais na mesma idade, o que leva a uma tendência de alteração de consumo de cervejas de menor valor para outras mais caras.

A rápida tendência de avanço do mercado chinês de cerveja para marcas de maior valor agregado pode ser observado nas notícias recentes envolvendo o setor.

Em fevereiro foi dada a partida na fábrica de 5 milhões de dólares da Gweilo Beer em Hong Kong, uma das maiores e mais modernas fábricas de cerveja artesanal de produtores independentes da Ásia. A Gweilo, fundada por três britânicos, iniciou operações em 2015 como uma cervejaria cigana.

A Heineken recentemente adquiriu uma fatia minoritária do China Resources Beer, maior grupo de cerveja chinês passando a integrar o portfólio da cervejaria.

A AB-Inbev inaugurou na cidade de Putian uma das maiores cervejarias do grupo. A ZX Ventures, braço da AB-Inbev com foco em inovação, inaugurou em fevereiro uma cervejaria em Wuhan para produção dos rótulos premium do grupo entre eles a Goose Island e seu primeiro rótulo exclusivo a Han Yang Zao, com uma temática relacionada a milenar história da cidade chinesa.