Uma cerveja American Pale Lager (APL), 9 cidades, 9 rótulos, 9 ilustradores, 9 histórias, foi assim que a cervejaria cigana gaúcha Perro Libre decidiu começar o seu projeto APL Cidades, onde convidaram ilustradores locais para expressar através do rótulo a celebração de sua cidade.
Este projeto é um ótimo exemplo de como agregar valor ao seu produto através dos valores que conduzem a sua marca, que no caso da Perro está em reconhecer e valorizar as diferentes culturas das regiões que nos unem, nesse caso representada pela pluralidade dessas nove cidades do Brasil.
Nesta entrevista, que inaugura o canal Catalisi Entrevista, a Perro Libre nos contou um pouco sobre os desafios de fazer o APL Cidades acontecer na prática.
A idéia do projeto é disponibilizar o rótulo com a ilustração regional apenas no respectivo estado da cidade celebrada e para isso foram enfrentados desafios nos vários pontos da cadeia de produção, como vamos ver abaixo.
“Acreditamos que devemos reconhecer e valorizar as diferentes culturas das regiões que nos unem.
Temos muito o que mostrar em cada parte do país, seja com cervejas, comida ou arte.”
Catalisi: Como nasceu a idéia do projeto APL Cidades? As cidades foram escolhidas por serem de mercados já atingidos pela Perro?
Perro Libre: Como parte do nosso DNA, acreditamos que devemos reconhecer e valorizar as diferentes culturas das regiões que nos unem.
Temos muito o que mostrar em cada parte do país, seja com cervejas, comida ou arte.
As cidades e estados escolhidos possuem distribuição fixa sim.
Catalisi: Ao juntar 9 artistas diferentes para criarem identidades visuais com conceitos bastante regionais, provavelmente se criou uma complexidade na gestão deste processos.
Como a Perro encontrou esses artistas?
PL: Temos na equipe pessoas com diferentes interesses e gostos, e conhecemos muita gente bacana com trabalhos incríveis.
Fomos atrás de ilustradores, designers e artistas de cada região através desses contatos, além, claro, de pesquisas de trabalhos e portfólio.
Catalisi: A criação dessas narrativas visuais foi estabelecida através de um processo de discussão da cervejaria diretamente com os artistas ou algum parceiro fez essa gestão?
PL: Foi um direcionamento e briefing feito por nós e direcionado para cada profissional, buscando e respeitando as particularidades de cada região.
Catalisi: O desafio de envasar as latas com 9 rótulos diferentes foi muito complicado, ou eles foram divididos em várias produções diferentes?
PL: Não diria que foi complicado, mas foi bastante intenso e exigiu muita dedicação.
Foi uma produção única na cervejaria, porém acompanhar 9 criações específicas de 9 pessoas com diferentes horários, preferências e estilos exigiu bastante atenção e cuidado.
Também exigiu um acompanhamento na gráfica durante toda produção dos rótulos: 25h diretas, sem parar, na gráfica. Das 9h da manhã de um dia até às 10h do outro dia para garantir o melhor resultado.
Catalisi: As cidades que receberam esses produtos são bastante diversificadas, abrangendo do nordeste, como Ceará, ao centro-oeste, como Brasília.
Como foi o desafio de alcançar todos esses lugares e como vocês enxergam a importância da parceria das diversas distribuidoras nessa missão?
PL: Temos uma distribuição forte nesses locais, com parceiros comerciais e distribuidores muito dedicados às cervejas da Perro Libre.
O papel deles foi importantíssimo, pois o projeto foi feito em parceria com os distribuidores — cada lata tem o logotipo do distribuidor local, que fizeram toda a venda do projeto e do produto junto aos parceiros comerciais. Só aconteceu porque todos viram que seria uma boa ideia e se empenharam para isso.
Catalisi: A ligação da cerveja com culturas regionais latino-americanas parece ser uma marca da Perro Libre. Vocês acreditam que o APL Cidades somou para mostrar esses valores para seus clientes?
PL: Sem dúvida! Queremos mostrar o que a América Latina tem de melhor, e claro que não poderíamos começar melhor se não no Brasil. A reação dos consumidores ao verem uma lata feita especialmente para cada local e a identificação de cada rótulo foi incrível. Ouvir depoimentos como “Essa lata é a cara de Fortaleza!” foi contagiante. Inclusive a lata de Fortaleza é um belo exemplo. O bode Ioiô, que está no rótulo, não só reviveu uma memória divertida como despertou interesse e curiosidade das pessoas que ainda não conheciam a história. Temos plena certeza que isso virou assunto de mesa, uniu pessoas, trouxe bons sentimentos e valorizou cada região.
Outro ótimo exemplo foi APL SSA, onde a Motora Design retratou a obra Gordinhas de Ondina, e levantou o importante assunto que é o padrão de corpos que existe na sociedade.
Release
Com o objetivo de celebrar as cidades da America Latina, começando pelo Brasil, a cervejaria Perro Libre lançou um projeto que mobiliza artistas a criarem rótulos para latas de 473ml. De início, o projeto APL Cidades distribui nove latas de nove cidades: Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Salvador, São Paulo e Teresina. Cada uma ilustrada por um profissional local e comercializadas apenas no respectivo Estado.
“Como parte do nosso DNA, acreditamos que devemos reconhecer e valorizar as diferentes culturas das regiões que nos unem, e é justamente isso que o projeto APL Cidades busca entregar. Começando pelo Brasil, convidamos ilustradorxs locais para expressar através do rótulo a celebração da sua cidade. Queremos descobrir histórias únicas e unir ainda mais as pessoas através da colaboração e parcerias transparentes. Temos aqui 9 cidades, 9 rótulos, 9 histórias e muito mais que 9 pessoas envolvidas nesse projeto. Temos muito o que celebrar nesse nosso país tão plural!”
Site oficial do projeto http://www.perrolibre.com.br/aplcidades
Ilustradores:
APL POA — Rafael Sarmento
APL SAO — Thales Molina
APL SSA — Motora Design
APL GYN — Augusto Zimiani
APL CWB — Icaro Yuji
APL BSB — Daniel Toys
APL FLN — Felipe Fox
APL THE — CardosoNot
APL FOR — Baião Studio
Distribuidores:
APL POA — Bom Gaúcho
APL SAO — BierWelt
APL SSA — Vitrine da Cerveja
APL GYN — Hops Cervejas Especiais
APL CWB — BierBock
APL BSB — Mercadinho Lobão
APL FLN — BierBock
APL THE — Bierbrau Cervejas Especiais
APL FOR — Nordeste Beer