Ambev mais que dobra seu lucro do primeiro trimestre atingindo R$ 2,7 bilhões

Foto: Divulgação

Resultados do primeiro trimestre da Ambev mostram crescimento em volume de produção de cerveja e solidez em resultado operacional

A Ambev, maior fabricante de cerveja e refrigerantes da América Latina, registrou lucro líquido de R$ 2,73 bilhões no primeiro trimestre de 2021, uma alta de 125,7% em comparação ao primeiro trimestre de 2020 (R$ 1,211 bilhões)

A Ambev, atua em diversos mercados de bebidas em mais de 15 países incluindo América Central, América do Sul e Canadá, e é parte do conglomerado mundial AB InBev, maior cervejaria do mundo.

“A maioria dos países apresentou crescimento de volume sustentado, com oito dos dez principais mercados entregando crescimento de volume em relação ao ano anterior e sete já atingindo níveis de volume superiores a 2019”, informou a empresa sobre o seu desempenho.

Um dos fatores que mais chamam atenção do resultado da Ambev é a demonstração de resiliência no volume de cervejas no Brasil mesmo sem a ocorrência do Carnaval, evento do qual a cervejaria é muito dependente.


Leia mais:

Lagunitas lança sua primeira IPA sem álcool


O que esperar do mercado de cerveja em 2021


Esse desempenho demonstra um bom grau de consolidação de adaptações da companhia ao cenário da pandemia onde combina uma estratégia cada vez mais ligado a canais digitais combinados a sua capacidade de escala, capilaridade comercial e gestão de portfólio de marcas.

Uma das vantagens competitivas da Ambev no cenário atual é possuir boa parte do fornecimento de embalagens verticalizada dentro de sua cadeia, ou seja, suas fábricas de vidro e lata próprias deixam a empresa menos exposta a crise de embalagens que impacta o mercado de cerveja.

Mais uma vez um dos destaques entre os rótulos da cervejaria é o desempenho da cerveja Brahma Duplo Malte que junto ao portfólio premium de cervejas cresceu quase 20% no período, juntamente com o crescimento de um dígito alto (cerca de 9%) para as marcas convencionais.

O aplicativo de entregas de bebidas da empresa, o Zé Delivery, também garantiu um resultado de destaque atingindo 14 milhões de pedidos no primeiro trimestre, mais do que a metade do volume total de 2020 onde já havia batido recordes de utilização.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.