Carlsberg investe £20 milhões em propaganda para admitir que “provavelmente não é a melhor cerveja do mundo”

Baseada em autenticidade e honestidade a Carlsberg investe em campanha ousada para reposicionar o carro-chefe de seu portfólio

A gigante dinamarquesa de cerveja Carlsberg atraiu atenção em sua nova campanha de publicidade no Reino Unido para lançar a nova receita de sua pilsner.

Após pesquisa em dezembro de 2019, 59% dos respondentes sinalizaram que preferiram mais o gosto do novo produto do que o tradicional anterior.

“Estamos respondendo uma demanda por cervejas melhores e reacendendo o interesse no nosso carro-chefe” declarou Lynsey Woods, diretora de marketing para o Reino Unido da Carlsberg.

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Com alteração do cálice, fonte e embalagem destinado a sua tradicional pilsner, a Carlsberg busca um novo posicionamento para o produto dizendo “Nós provavelmente não fomos a melhor cerveja até agora”


“Em algum ponto do nosso caminho nós nos perdemos. Nós focamos em produzir quantidade e não qualidade. Nós nos tornamos mais baratas, não a melhor.” declarou o vice presidente de marketing da Carlsberg no Reino Unido ao jornal The Independent.

Em busca dos consumidores perdidos

“O interesse de consumidores em lagers mainstream declinou porque, embora o mundo tenha evoluído, a categoria mainstream parou no tempo.” completa o VP da Carlsberg.

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Novo cálice da Carslberg

Bares e pubs já começaram a substituir o antigo longo e estreito copo da marca pelo novo cálice.

Como parte do novo apelo, numa aposta de tentar se destacar para consumidores agora acostumados a um vasta linha de possibilidades a empresa vai passar a chamar seu carro-chefe de Danish Pilsner ao invés de referi-la apenas como uma lager.

A nova campanha vem após anos de declínio na venda de cerveja. Em maio de 2018 a venda de cervejas no Reino Unido atingiu seu menor ponto em 2 anos de acordo com dados do British Beer and Pub Association.

Peça da campanha destaca o que precisava mudar no produto.

Analistas têm concordado que a estratégia audaciosa de marketing da Carlsberg será recompensada. A mudança de uma receita histórica e o apelo do “branding de honestidade” tem encontrado muito valor numa era que os consumidores estão mais bem informados.

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“Fazer uma reviravolta deste tipo numa plataforma de marketing é audacioso mas pode encontrar boa vontade com consumidores que respeitarão a honestidade da marca, especialmente se vier acompanhada de uma experiência real e recompensadora com o produto.” declarou a fundadora da agência de publicidade britânica Munch ao site de publicidade PR WEEK.

Já é bem reconhecido que em locais como Europa e Estados Unidos o público têm consumido menos bebidas alcoólicas, porém num patamar de qualidade e preço superiores. A Carlsberg parece atenta em reconhecer que investir apenas em quantidade não irá durar mais muito tempo

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.