PERRO LIBRE APL CIDADES — Gerando valor com a cultura local

Uma cerveja American Pale Lager (APL), 9 cidades, 9 rótulos, 9 ilustradores, 9 histórias, foi assim que a cervejaria cigana gaúcha Perro Libre decidiu começar o seu projeto APL Cidades, onde convidaram ilustradores locais para expressar através do rótulo a celebração de sua cidade.

Este projeto é um ótimo exemplo de como agregar valor ao seu produto através dos valores que conduzem a sua marca, que no caso da Perro está em reconhecer e valorizar as diferentes culturas das regiões que nos unem, nesse caso representada pela pluralidade dessas nove cidades do Brasil. 
Nesta entrevista, que inaugura o canal Catalisi Entrevista, a Perro Libre nos contou um pouco sobre os desafios de fazer o APL Cidades acontecer na prática.

Momentos do trabalho de Augusto Zimiani para ilustração da APL Goiânia, inspirada na arquitetura da cidade e em traços da Gotham City de Bruce Timm (site da Perro Libre)

A idéia do projeto é disponibilizar o rótulo com a ilustração regional apenas no respectivo estado da cidade celebrada e para isso foram enfrentados desafios nos vários pontos da cadeia de produção, como vamos ver abaixo.


“Acreditamos que devemos reconhecer e valorizar as diferentes culturas das regiões que nos unem.
Temos muito o que mostrar em cada parte do país, seja com cervejas, comida ou arte.”

Catalisi: Como nasceu a idéia do projeto APL Cidades? As cidades foram escolhidas por serem de mercados já atingidos pela Perro?

Perro Libre: Como parte do nosso DNA, acreditamos que devemos reconhecer e valorizar as diferentes culturas das regiões que nos unem.
Temos muito o que mostrar em cada parte do país, seja com cervejas, comida ou arte. 
As cidades e estados escolhidos possuem distribuição fixa sim.

Catalisi: Ao juntar 9 artistas diferentes para criarem identidades visuais com conceitos bastante regionais, provavelmente se criou uma complexidade na gestão deste processos.
Como a Perro encontrou esses artistas?

PL: Temos na equipe pessoas com diferentes interesses e gostos, e conhecemos muita gente bacana com trabalhos incríveis.
Fomos atrás de ilustradores, designers e artistas de cada região através desses contatos, além, claro, de pesquisas de trabalhos e portfólio.

APL Curitiba, ilustrada por Icaro Yuji, homenageia a Capivara o mascote oficial da cidade

Catalisi: A criação dessas narrativas visuais foi estabelecida através de um processo de discussão da cervejaria diretamente com os artistas ou algum parceiro fez essa gestão?

PL: Foi um direcionamento e briefing feito por nós e direcionado para cada profissional, buscando e respeitando as particularidades de cada região.

Catalisi: O desafio de envasar as latas com 9 rótulos diferentes foi muito complicado, ou eles foram divididos em várias produções diferentes?

PL: Não diria que foi complicado, mas foi bastante intenso e exigiu muita dedicação.
Foi uma produção única na cervejaria, porém acompanhar 9 criações específicas de 9 pessoas com diferentes horários, preferências e estilos exigiu bastante atenção e cuidado.
Também exigiu um acompanhamento na gráfica durante toda produção dos rótulos: 25h diretas, sem parar, na gráfica. Das 9h da manhã de um dia até às 10h do outro dia para garantir o melhor resultado.


Resumo em vídeo da ilustração da APL Salvador feito pela Motora Design, inspirado na escultura Meninas do Brasil (Gordinhas de Ondina) que ficam na orla da cidade. (fonte http://motoradesign.com/portfolio/perro-libre/)

Catalisi: As cidades que receberam esses produtos são bastante diversificadas, abrangendo do nordeste, como Ceará, ao centro-oeste, como Brasília.
Como foi o desafio de alcançar todos esses lugares e como vocês enxergam a importância da parceria das diversas distribuidoras nessa missão?

PL: Temos uma distribuição forte nesses locais, com parceiros comerciais e distribuidores muito dedicados às cervejas da Perro Libre.
O papel deles foi importantíssimo, pois o projeto foi feito em parceria com os distribuidores — cada lata tem o logotipo do distribuidor local, que fizeram toda a venda do projeto e do produto junto aos parceiros comerciais. Só aconteceu porque todos viram que seria uma boa ideia e se empenharam para isso.

APL Fortaleza ilustrada pelo Baião Studio, inspirada no Bode Ioiô figura folclórica da cultura popular cearense (imagem: site da Perro Libre)

Catalisi: A ligação da cerveja com culturas regionais latino-americanas parece ser uma marca da Perro Libre. Vocês acreditam que o APL Cidades somou para mostrar esses valores para seus clientes?

PL: Sem dúvida! Queremos mostrar o que a América Latina tem de melhor, e claro que não poderíamos começar melhor se não no Brasil. A reação dos consumidores ao verem uma lata feita especialmente para cada local e a identificação de cada rótulo foi incrível. Ouvir depoimentos como “Essa lata é a cara de Fortaleza!” foi contagiante. Inclusive a lata de Fortaleza é um belo exemplo. O bode Ioiô, que está no rótulo, não só reviveu uma memória divertida como despertou interesse e curiosidade das pessoas que ainda não conheciam a história. Temos plena certeza que isso virou assunto de mesa, uniu pessoas, trouxe bons sentimentos e valorizou cada região.

Outro ótimo exemplo foi APL SSA, onde a Motora Design retratou a obra Gordinhas de Ondina, e levantou o importante assunto que é o padrão de corpos que existe na sociedade.

Release

Com o objetivo de celebrar as cidades da America Latina, começando pelo Brasil, a cervejaria Perro Libre lançou um projeto que mobiliza artistas a criarem rótulos para latas de 473ml. De início, o projeto APL Cidades distribui nove latas de nove cidades: Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Salvador, São Paulo e Teresina. Cada uma ilustrada por um profissional local e comercializadas apenas no respectivo Estado.
“Como parte do nosso DNA, acreditamos que devemos reconhecer e valorizar as diferentes culturas das regiões que nos unem, e é justamente isso que o projeto APL Cidades busca entregar. Começando pelo Brasil, convidamos ilustradorxs locais para expressar através do rótulo a celebração da sua cidade. Queremos descobrir histórias únicas e unir ainda mais as pessoas através da colaboração e parcerias transparentes. Temos aqui 9 cidades, 9 rótulos, 9 histórias e muito mais que 9 pessoas envolvidas nesse projeto. Temos muito o que celebrar nesse nosso país tão plural!”

Site oficial do projeto http://www.perrolibre.com.br/aplcidades

Ilustradores:
APL POA — Rafael Sarmento
APL SAO — Thales Molina
APL SSA — Motora Design
APL GYN — Augusto Zimiani
APL CWB — Icaro Yuji
APL BSB — Daniel Toys
APL FLN — Felipe Fox
APL THE — CardosoNot
APL FOR — Baião Studio

Distribuidores:
APL POA — Bom Gaúcho
APL SAO — BierWelt
APL SSA — Vitrine da Cerveja
APL GYN — Hops Cervejas Especiais
APL CWB — BierBock
APL BSB — Mercadinho Lobão
APL FLN — BierBock
APL THE — Bierbrau Cervejas Especiais
APL FOR — Nordeste Beer