St Patrick’s Day cresce em interesse no Brasil de acordo com dados

Imagem: Catalisi

Interesse do público festa de St Patrick’s cresce de forma consistente no Brasil e abre oportunidade para marcas ampliarem vendas

O Saint Patrick’s Day (dia de São Patrício numa tradução livre) é uma festividade tradicional original da Irlanda que tem ganho adeptos para celebração ao redor do mundo num fenômeno da globalização, principalmente por ter se tornado uma data importante nos Estados Unidos.

O Brasil não ficou fora desse cenário e o interesse na data, que é muito associada a cerveja devido a tradição irlandesa, tem crescido de forma relevante nos últimos anos o que abre oportunidade para diferentes tipos de negócios do mercado de cerveja.

O Saint Patrick’s Day acontece no dia 17 de março e é o feriado mais importante da Irlanda. Com uma comunidade irlandesa muito grande, Nova Iorque possui a maior festa de St Patrick’s do mundo com uma parada de rua que ajudou a espalhar a marca da festa para outros lugares do planeta.

O clima festivo tem se tornado uma oportunidade em que diferentes fabricantes do mercado de bebidas ao redor do mundo tem buscado desenvolver estratégias para poder capitalizar.


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Nos últimos anos, marcas tem obtido sucesso ao explorar a cultura e as tradições irlandesas, criando ligações mais profundas com os consumidores e diferenciando-se de marcas mais estabelecidas, aproveitando a onda de globalização da celebração.

Dados mostram crescimento de interesse por St Patrick’s Day no Brasil

O Brasil, que costuma seguir tendências norte-americanas em celebrações e festividades (algo que tem acontecido também com o Halloween), tem observado um aumento de interesse pelas celebrações de Saint Patrick’s pelo país.

A buscar de usuários por informações relativas ao evento tem se ampliado no Google que em 2023 registrou praticamente o triplo das pesquisas pela festividade em comparação a 2020, último ano em que esse interesse não foi afetado pela pandemia do coronavírus.

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Em 2021 com a crise sanitária em decorrência da pandemia e proibição de festas, o interesse pelo evento caiu, mas foi retomado em 2022 e seguiu sua rota de expansão em 2023.

Diversas cervejarias, bares e outros pontos de venda tem adotado estratégias promocionais para buscar se associar ao St Patrick’s numa tentativa de ampliar volume de vendas e se conectar nessa ocasião criando uma experiência para o consumidor.

Um ponto bastante característico da versão brasileira do St Patrick’s Day é a valorização do chope verde, que costuma ser resultado da adição de algum corante alimentício. Essa tradição foi criado nos Estados Unidos, mas ganhou relevância sem igual no Brasil.

A tradição irlandesa na festa St Patric’s está muito associado ao consumo de cervejas do estilo Stout que possui uma relação histórica com o país.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.