Lagunitas amplia presença no Brasil com lançamento da Session IPA Daytime

Com a Daytime, Heineken aposta em ampliar consumo de IPAs no Brasil com opção mais leve e acessível.

A Lagunitas, marca californiana de cervejas artesanais que integra o portfólio da Heineken, anunciou a chegada oficial no Brasil da Lagunitas Daytime IPA, uma session IPA produzida para com foco em consumo prolongado que destaca baixo conteúdo calórico.

O lançamento reforça o movimento da marca Lagunitas em ampliar sua atuação no país, consolidando-se como uma cerveja referência para o grande mercado de IPAs, ao mesmo tempo em que recruta novos consumidores para o segmento. Presente no Brasil desde 2014, a Lagunitas dá mais um passo em sua trajetória de consolidação no mercado nacional.

Fundada em 1993 na Califórnia, a Lagunitas se consolidou como referência em IPAs antes de ser adquirida pela Heineken em 2015. A Daytime, lançada originalmente nos Estados Unidos em 2014, já nasceu com o propósito de ser uma IPA de baixo teor alcoólico e de calorias, abrindo espaço para um consumo mais frequente sem perder a identidade lupulada. Desde então, expandiu-se para mais de 20 países, incluindo Reino Unido, Austrália e Holanda.

No Brasil, a Heineken vem utilizando a Lagunitas como peça estratégica para disputar o segmento craft premium, rivalizando com Colorado e Patagônia, da Ambev. A produção local, realizada na antiga fábrica da Eisenbahn, em Blumenau (SC), fortalece a competitividade da marca ao evitar custos de importação e sustentar a expansão.


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Lagunitas Daytime: Um rótulo que expande ocasiões de consumo

A Lagunitas Daytime chega para expandir os momentos de consumo da marca no Brasil, trazendo um líquido mais acessível ao paladar, refrescante e democrático, mas que mantém a personalidade lupulada da tradicional IPA. Com notas cítricas e frutadas de lúpulos importados, a cerveja carrega o slogan “Suave pra todo rolê”, conectando-se ao lifestyle “descolado” californiano que a Lagunitas projeta globalmente.

No Brasil, o lançamento da Session IPA também deve acirrar a competição em um mercado cada vez mais segmentado. Enquanto a Ambev trabalha para fortalecer marcas como Colorado — com apelo de origem brasileira — e Patagônia — que reforça o discurso de lifestyle e natureza — a Heineken aposta na imagem global da Lagunitas para capturar consumidores ligados ao universo craft, mas que buscam marcas já consolidadas.

Segundo Ilana Boukai Lencastre, gerente de marketing das marcas Super Premium do Grupo Heineken no Brasil, “com Daytime, queremos mostrar que Lagunitas é mais do que um rótulo craft. É uma marca que oferece qualidade, autenticidade e estilo de vida, dialogando com consumidores que buscam novas possibilidades de consumo, mas também com o mercado, ao impulsionar ainda mais a participação da marca no segmento premium de cervejas”.

Potencial no segmento de baixas calorias

Além de reforçar a presença da Lagunitas no universo das IPAs, a Daytime oferece à Heineken a possibilidade de disputar espaço no segmento de baixas calorias, cada vez mais valorizado no Brasil. Marcas como Michelob Ultra (Ambev) e Amstel Ultra (Heineken) já exploram esse posicionamento, atraindo consumidores em busca de um estilo de vida equilibrado. Ao unir esse apelo ao universo lupulado, a Lagunitas cria uma diferenciação dentro do portfólio premium.

O lançamento também se apoia em um movimento de mercado consistente. De acordo com o último Anuário da Cerveja Brasil, o estilo IPA já figura como o segundo em volume de produção no país, atrás apenas da família das lagers. Embora represente uma fração mínima do total produzido, o avanço das IPAs evidencia a força desse segmento e legitima a aposta da Heineken em ampliar o portfólio da Lagunitas.

Lançamento inicia no sul e sudeste com expansão nacional posteriormente

A estreia da Daytime no Brasil ocorreu no evento Mondial de la Bière 2025, no Rio de Janeiro, onde a marca apresentou o rótulo ao público pela primeira vez. A cerveja chega em três formatos — lata 350 ml, long neck 355 ml e chope — com preço sugerido equivalente ao da Lagunitas IPA: R$ 8,99 na lata e R$ 10,99 na long neck, com 30 IBU e consumo ideal entre 4ºC e 7ºC.

Com a chegada da Daytime, a Heineken sinaliza que a estratégia de expansão da Lagunitas vai além de manter a já conhecida IPA como carro-chefe. A diversificação abre novas oportunidades de ativação em pontos de venda, festivais e bares especializados, fortalecendo a marca em um dos estilos mais dinâmicos do mercado cervejeiro e intensificando a disputa no segmento craft premium.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.