Eles mantém latas de cerveja unidas e não contribuem para poluição com plástico. Os anéis da embalagem E6PR, também conhecida como Eco Six Pack, são biodegradáveis e compostáveis.
A E6PR é uma alternativa aos anéis de plásticos que acabam poluindo oceanos ou se degradam em microplásticos que são ingeridos por animais marinhos.
Leia também: Way Beer investe em práticas sustentáveis e reduz em 6 toneladas de lixo de evento por ano
“Eu desconheço quaisquer outros anéis para 6 latas 100% biodegradáveis e compostáveis” declara Ricardo Mulás, gerente do departamento financeiro da companhia.
A E6PR foi estabelecida em 2017 e tem sua sede no México. A solução tem ganho diversos prêmios desde então, em categorias relacionadas a embalagens sustentáveis e design. Este ano os anéis começaram a manter unidas as latas de Corona, produzidas em Tulum, no México.
A companhia foi fundada pelas empresas We Believers, Entelequia e um grupo de investidores de embalagens para bebidas.
A E6PR foi utilizada inicialmente em 2018 pela cervejaria da Florida Saltwater Brewery que desafiou outras cervejarias a adotá-la. Desde então, cervejarias artesanais da Australia, África do Sul, Polônia, Escócia e Ilhas Salomão adotaram a embalagem. Além delas uma série de cervejarias americanas em Connecticut, Michigan, Pennsylvania and Washington também passaram a utilizar a solução ecológica.
“A inovação por detrás dos nossos anéis para latas é o redesenho da embalagem, fabricado com fibras naturais biodegradáveis e compostáveis” explica Mulás, “caso seja descartada corretamente seguirá seu caminho para ser compostado, caso ocorra descarte incorreto e chegue até a natureza ele será biodegradado”.
Leia também: Vendas da Heineken batem no teto no Brasil em 2018, um bom sinal para a cerveja artesanal
Apesar do impacto reduzido o executivo alerta que todo esforço deve ser realizado para o descarte correto da embalagem.
É esperado que mais cervejarias passem a utilizar a os ecorings “Muitas cervejarias decidiram adotar o E6PR e reduzir sua pegada de poluição no planeta. Estamos em contato com diversas dessas companhias” completa Mulás.
Fique online com nossas publicações. Curta nossa página no Facebook!
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.