Na última semana, São Paulo recebeu a chegada da cervejaria artesanal Wonderland Brewery, inspirada na obra de Lewis Carroll e que coleciona prêmios e reconhecimento de público. O evento de lançamento ocorreu no bar Cerveja a Granel.
Fundada em 2018, a Wonderland Brewery produz cervejas complexas e ousadas. Todas elas são inspiradas em personagem dos livros “Alice no País das Maravilhas” e “Alice através do espelho”. “Apostamos em cervejas de personalidade, mas bastante diferentes entre si. Assim, cada pessoa pode encontrar a que mais combina com seu próprio estilo”, explica o sócio Chad Lewis.
A ida para São Paulo foi um processo bem pensado, conta Pedro Fraga, um dos sócios da marca: “Ao longo do último ano, testamos nossos processos e recebemos a aprovação de público e crítica. Estamos maduros para entrar na cidade, que tem uma cultura cervejeira refinada e é muito exigente na gastronomia. É um passo importante e feito com muita segurança. Estamos animados e acreditamos que o público irá curtir nossas misturas inusitadas e complexas”, conta.
A expansão e as conquistas para a Wonderland Brewery estão apenas começando. A cervejaria tem pouco mais de um ano e já garantiu premiações importantes: em 2018, no seu ano de estreia, ganhou a medalha de ouro no Mondial de la Bière RJ 2018 do júri especializado com a cerveja Gone Mad, uma American IPA, e garantiu a medalha de prata do júri popular na mesma edição. Em setembro de 2019, no mesmo festival, conquistou a medalha de platina (a mais importante da competição) com a cerveja Timeless Porter, que leva lactose e caramelo. Além disso, os rótulos da Wonderland Brewery são avaliados como 1º ou 2º lugar do Brasil em seus estilos pelo ranking especializado Untappd.
A cervejaria atualmente possui nove rótulos, e leva quatro deles para o lançamento em São Paulo. “Decidimos apresentar para a cidade as nossas medalhistas (Gone Mad e Timeless Porter) e as últimas novidades, as sours Tweedles, Sour-Dee e Sour-Dum”, conta Anna Lewis, uma das fundadoras da Wonderland Brewery.
SOBRE A WONDERLAND BREWERY
Fundada em 2018 no Rio de Janeiro pela siberiana Anna Lewis, pelo americano Chad Lewis e pelo brasileiro Pedro Fraga, a Wonderland Brewery apresenta cervejas complexas e marcantes, com muita personalidade. A cervejaria busca explorar sabores e aromas sem medo, dando individualidade a cada rótulo. Criada por cervejeiros que testemunharam o desenvolvimento do mercado de cerveja artesanal nos Estados Unidos – berço do movimento – a Wonderland Brewery tem como objetivo participar ativamente do crescimento do mercado cervejeiro nacional, com ousadia e criatividade. O reconhecimento de público e crítica em todos os estilos comprova a qualidade e a inovação das cervejas Wonderland Brewery.
Leia mais: Bar no rio ganha nanofábrica com investimento coletivo inovador
A Wonderland Brewery tem cerca de 100 pontos de venda físicos no Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte e chega a São Paulo para expandir o seu mercado e apresentar a sua singularidade para outros um dos maiores polos cervejeiros do Brasil. Além disso, as maravilhas lupuladas são vendidas em e-commerces (como Bro’s Beer, World of Beers, BeerShop) para todo o país. A Wonderland Brewery também participa de feiras e eventos gastronômicos em diversas cidades.
Todos os rótulos da Wonderland Brewery são inspirados em personagens dos livros “Alice no País das Maravilhas” e “Alice através do espelho”:
● Curiouser & Curiouser: American Pale Ale com pêssego e damasco, avaliada como a segunda melhor cerveja frutada do Brasil pela rede social Untappd. Os aromas de frutas são combinados com os lúpulos cítricos americanos Citra, Centennial e Simcoe. Com amargor médio (50 IBU), teor alcoólico de 6,5% e cor acobreada, esta cerveja tem um equilíbrio de aroma e antegosto frutado, corpo cheio e final de lúpulo. A Curiouser & Curiouser combina ingredientes da cervejaria artesanal de forma fresca e festiva, e é ideal para os que estão se aventurando no fascinante mundo da cerveja artesanal. Por isso, é representada pela curiosa Alice.
● Timeless Porter: Porter com lactose e caramelo, avaliada como a melhor do segmento no Brasil pela rede social Untappd. Tem teor alcoólico de 6,3% e amargor leve (25 IBU). O aroma e o sabor de caramelo se sobressaem à primeira impressão, e em seguida cedem o destaque à textura macia e cremosa obtida pelo uso da lactose (açúcar não fermentável). Feita com o lúpulo inglês East Kent Goldings, a Timeless Porter é uma cerveja sofisticada como um relógio de bolso, feita para criativos e inovadores. Seu rótulo é estrelado pelo Coelho, que com seu relógio é o mentor de Alice no país das maravilhas.
● Gone Mad: American IPA eleita Medalha de Ouro no Mondial de la Bière Rio de Janeiro em 2018. Tem amargor limpo (55 IBU), teor alcoólico de 6,5% e corpo médio. É feita com os lúpulos americanos Chinook, Cascade, Centennial e Simcoe, adicionados tardiamente (dry hooping), o que confere sabores e aromas marcantes. A Gone Mad traz notas cítricas, frutadas e levemente apimentadas no final. A personalidade forte e livre desta cerveja é representada pelo Chapeleiro Maluco.
● Mango Grin: Irish Red Ale com manga, avaliada a melhor do segmento no Brasil pela rede social Untappd. Tem coloração vermelha e dulçor característico do estilo, bem equilibrados com a presença dos lúpulos East Kent Golding e Wakatu. Os inesperados aroma e sabor de manga conquistam o paladar e guiam em uma viagem fantástica. É representada pelo enigmático Gato de Cheshire.
● Summer Glory: American Wheat Ale com coco e abacaxi. Feita com lúpulos El Dorado, Citra e nobre Hollertau, é uma cerveja leve e refrescante, de amargor leve (16 IBU), teor alcoólico de 5.3% e corpo médio, para espíritos jovens que buscam o verão sem fim. É representada pela sábia, gentil e sofisticada Rainha Branca, que reina no país do eterno verão, o país da fantasia e dos sonhos.
● Poacher: Imperial IPA produzida a partir do processo parti-gyle. Feita com lúpulos Amarillo, Simcoe, Centennial e Mosaic, é uma cerveja refrescante e intensa. Tem alto amargor (72 IBU) e teor alcoólico (8,3%), e é ideal para os aventureiros caçadores de lúpulo. Poacher é inspirada no Morsa, que aparece em um poema no livro e, na versão cervejeira da Wonderland Brewery, é um ganancioso pirata que quer todos os lúpulos do mundo para ele.
● Sour Dee: sour produzida a partir do segundo mosto do processo parti-gyle. Resultado de um processo prolongado de acidificação, com adição de morango e goiaba. Tem teor alcoólico (ABV) de 4.8% e amargor leve (8 IBU). A Sour Dee é inspirada em Tweedledee, um dos gêmeos da obra de Carroll.
● Sour Dum: sour produzida a partir do segundo mosto do processo parti-gyle. Resultado de um processo prolongado de acidificação, com adição de cacau e cupuaçu. Tem teor alcoólico (ABV) de 4.8% e amargor leve (8 IBU). A Sour Dee é inspirada em Tweedledum, o segundo gêmeo da obra de Carroll.
● Tweedles: sour feita a partir da fusão das cervejas Sour Dee e Sour Dum, também através do segundo mosto do processo parti-gyle. A Tweedles tem 8 IBU e teor alcoólico de 4.8% sendo ideal para um dia calor. Ela é inspirada nos gêmeos Tweedledee e Tweedledum, porque assim como eles, os sabores nesta cerveja se complementam e formam algo incrível.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.