A Abralatas, Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio, anunciou o lançamento esse ano da primeira edição do prêmio “Lata Mais Bonita do Brasil” com o objetivo de valorizar o trabalho de utilização das latas de cerveja por pequenos e grandes produtores da bebida.
A utilização de criatividade na identidade visual aplicado as latas tem sido um importante diferencial utilizado por cervejarias para comunicação de marca e agregação de valor a cerveja como produto que utiliza esta embalagem.
Atenta a este atrativo que é promovido pela embalagem para as cervejarias e com o intuito de reforçar o valor que isso tem adicionado ao mercado de cerveja, a Abralatas desenvolveu a nova premiação e acaba de iniciar um período de divulgação para que as cervejarias participem realizando inscrição de seus rótulos.
A utilização de latas para cerveja no Brasil tem apresentado um crescimento contínuo, que segue uma tendência mundial, e com os impactos da pandemia a adoção das latas foi acelerada devido as vantagens logísticas e de conveniência na sua utilização pelo consumidor final.
Leia mais:
Minas Gerais receberá investimento de R$ 3 bilhões em fábricas de latas
O que esperar do mercado de cerveja em 2021
No último ano o crescimento na utilização de latas para bebidas no Brasil bateu seu recorde de crescimento. De acordo com o presidente executivo da Associação, Cátilo Cândido, a lata envasa mais de 60% da cerveja produzida no País. “Essa é uma forma que encontramos de reconhecer o belo trabalho de criação de design de rótulos para latas de cervejas no Brasil”, explica.
O crescimento na utilização de latas no mercado de bebidas tem atraído produtores da embalagem para o país que receberá investimento de R$ 3 bilhões para expandir a oferta de latas de alumínio, com Minas Gerais sendo o estado com foco nesses investimentos.
Podem concorrer ao Prêmio todas cervejarias proprietárias intelectuais e industriais do design de seus rótulos, operantes no mercado brasileiro. Além disso, o rótulo inscrito deve ter sido criado e produzido no Brasil, estar adequado às exigências do Ministério da Pecuária, Agricultura e Abastecimento (IN 65/2019) e ter circulado de 2019 até a data da inscrição.
Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição disponível no site da Abralatas. As inscrições começam no dia 1º e vão até 20 de outubro.
Categorias
O “Lata Mais Bonita do Brasil” está divido em três categorias definidas de acordo com o tamanho das empresas: micro e pequenas cervejarias com produção anual de até 2,5 milhões de latas de cerveja; médias cervejarias, entre 2,5 milhões e 60 milhões de unidades; e grandes cervejarias, mais de 60 milhões unidades.
As latas serão avaliadas por Conselho de Jurados, composto por profissionais de design, artes plásticas, artes visuais, marketing e merchandising, reconhecidamente capacitados. E as selecionadas vão a júri popular. Os critérios de avaliação são criatividade, beleza estética, adequação ao produto e clareza na comunicação.
Premiação
Haverá uma auditoria externa para garantir a lisura da premiação e os concorrentes passarão por três fases eliminatórias. Na primeira, os jurados vão escolher os 30 melhores rótulos, sendo dez de cada categoria. Na fase seguinte, os 30 selecionados devem, obrigatoriamente, enviar amostras que serão analisadas pelos jurados. Por fim, as escolhidas vão ser publicadas no site da Abralatas para receberem o voto popular. Os que obtiverem maior pontuação no Conselho de Jurados e mais votos no site serão os vencedores.
Os vencedores terão o direito de aplicar Selo exclusivo do Prêmio nos rótulos de suas cervejas, além de terem espaço garantido em publicações e eventos da Abralatas e a conhecerem de perto como uma latinha é produzida.
O Prêmio conta com o apoio do Sindicato Nacional da Indústria Cervejeira (Sindcerv) e da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil).
Abralatas
Fundada há 18 anos, a Abralatas é a representante legítima da indústria de latas de alumínio para bebidas do Brasil, terceiro maior mercado mundial, principal embalagem para cerveja no país e recordista de reciclagem. A Associação trabalha pelo fortalecimento e desenvolvimento do setor de latas de alumínio, com responsabilidade socioambiental.
Saiba mais em: abralatas.org.br
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.