Ambev bate recorde de volume de vendas no primeiro semestre com 6,16 bilhões de litros de cerveja

Ambev tem primeiro semestre com volume de vendas de cerveja recorde baseado no crescimento do portfólio de cervejas premium

A Ambev reportou seu resultado relativo ao terceiro trimestre de 2024, onde também relatou que atingiu a marca recorde em volume de venda de cerveja para um semestre com 61,59 milhões de hectolitros (6,159 bilhões de litros).

A ampliação da venda de cerveja para o período está fortemente vinculada ao grande crescimento do portfólio premium da companhia e das vendas por canais digitais.

O volume recorde de vendas representou um crescimento orgânico de 4,2% no primeiro semestre em comparação a igual período de 2023, o que equivale a 2,5 milhões de hectolitros a mais comercializados.

Além da ampliação do volume de cerveja a companhia teve também um aumento da venda de bebidas não-alcoólicas.


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Apesar do crescimento o lucro líquido da Ambev teve um recuo de 5,6%, para R$ 2,452 bilhões, a queda se deve principalmente a menor dedutibilidade do imposto de renda no Brasil, conforme reportado pela empresa. 

Crescimento de vendas da Ambev se deve as marcas premium

O grande destaque da subida em vendas da Ambev é o portfólio premium da companhia. No primeiro semestre marcas como Spaten, Corona e Original, cresceram 12,4% no comparativo anual.

Os rótulos que compõem o segmento premium e superpremium da Ambev já haviam crescido 25% no ano em 2023.

A empresa declarou que investimentos contínuos foram traduzidos em indicadores recordes de suas respectivas marcas que estão promovendo a premiumimazação de seu portfólio.

Com o crescimento do portfólio premium a Ambev tem passando a ter margens alavancadas por produtos de maior valor agregado. Marcas chamadas do portfólio core tiveram o crescimento de um dígito baixo. Já marcas do portfólio econômico da empresa tiveram queda e representam menos de 2% dos volume total de vendas da companhia.

No segmento chamado core plus Budweiser foi um destaque com crescimento de 20% no terceiro trimestre.

Outro ponto de destaque foram as vendas realizadas a partir do Zé Delivery, que no segundo trimestre apresentou mais de 16 milhões de pedidos, expansão de 13% em comparação anual.

O volume recorde de produtos de maior valor agregado vendidos fez com que as receitas obtidas pela Ambev fossem maiores do que o projetado por analistas do mercado.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.