A Ambev reportou seu resultado relativo ao terceiro trimestre de 2024, onde também relatou que atingiu a marca recorde em volume de venda de cerveja para um semestre com 61,59 milhões de hectolitros (6,159 bilhões de litros).
A ampliação da venda de cerveja para o período está fortemente vinculada ao grande crescimento do portfólio premium da companhia e das vendas por canais digitais.
O volume recorde de vendas representou um crescimento orgânico de 4,2% no primeiro semestre em comparação a igual período de 2023, o que equivale a 2,5 milhões de hectolitros a mais comercializados.
Além da ampliação do volume de cerveja a companhia teve também um aumento da venda de bebidas não-alcoólicas.
Leia mais:
Heineken investe R$ 1oo milhões em novos bares em aeroportos no Brasil
Como ficou o market share de vendas de cerveja no Brasil em 2023
Apesar do crescimento o lucro líquido da Ambev teve um recuo de 5,6%, para R$ 2,452 bilhões, a queda se deve principalmente a menor dedutibilidade do imposto de renda no Brasil, conforme reportado pela empresa.
O grande destaque da subida em vendas da Ambev é o portfólio premium da companhia. No primeiro semestre marcas como Spaten, Corona e Original, cresceram 12,4% no comparativo anual.
Os rótulos que compõem o segmento premium e superpremium da Ambev já haviam crescido 25% no ano em 2023.
A empresa declarou que investimentos contínuos foram traduzidos em indicadores recordes de suas respectivas marcas que estão promovendo a premiumimazação de seu portfólio.
Com o crescimento do portfólio premium a Ambev tem passando a ter margens alavancadas por produtos de maior valor agregado. Marcas chamadas do portfólio core tiveram o crescimento de um dígito baixo. Já marcas do portfólio econômico da empresa tiveram queda e representam menos de 2% dos volume total de vendas da companhia.
No segmento chamado core plus Budweiser foi um destaque com crescimento de 20% no terceiro trimestre.
Outro ponto de destaque foram as vendas realizadas a partir do Zé Delivery, que no segundo trimestre apresentou mais de 16 milhões de pedidos, expansão de 13% em comparação anual.
O volume recorde de produtos de maior valor agregado vendidos fez com que as receitas obtidas pela Ambev fossem maiores do que o projetado por analistas do mercado.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.