A fábrica de cervejas da Ambev, em Anápolis (Goiás), vai receber um investimento de R$ 150 milhões. De acordo com anúncio da companhia, o investimento vai buscar ampliar a capacidade de produção de marcas como Spaten, Corona, Stella Artois e Original classificadas como premium e superpremium pela empresa.
Marcas desta faixa no mercado de cerveja brasileiro continuam ganhando atenção especial conforme o segmento continua crescendo e a Ambev dedicará a ampliação de uma fábrica para acompanhar crecimento em vendas destes rótulos.
O investimento será direcionado para a construção de uma nova linha de produção com capacidade produzir e envasar cerca de 60 mil garrafas por hora, em embalagens de 600ml, 300ml e 1 litro.
A fábrica de Anápolis é responsável pelo abastecimento de 7 estados brasileiros que compreendem as regiões norte e centro-oeste do país
Leia mais:
Heineken investe R$ 1oo milhões em novos bares em aeroportos no Brasil
Como ficou o market share de vendas de cerveja no Brasil em 2023
Os rótulos que compõem o segmento premium e superpremium da Ambev cresceram 25% no ano em 2023 e têm sido um dos carros-chefe da indústria cervejeira em termos de crescimento recente, o que tem levado a uma corrida por investimentos para a disputa nesta mercado.
A Ambev estima que o projeto, ao todo, crie mais de 200 empregos – diretos, indiretos e induzidos – na região, considerada muito relevante para a empresa. A ampliação deve ser concluída até o fim do ano.
Posicionada numa categoria denominada pela Ambev como core-plus, a marca Spaten foi trazida pela Ambev da Alemanha como uma aposta para compor o portfólio que disputa o segmento premium no Brasil e os resultados obtidos mostram um sucesso obtido neste sentido.
Lançada em 2021 no Brasil num processo que levou a adaptação da produção em diferentes fábricas da companhia, a marca alemã já cresceu 400% em vendas desde então e já é mais vendida no Brasil do que na Alemanha.
Com o apelo de ser uma marca tradicional alemã, com ligação a Oktoberfest, e com um planejamento publicitário utilizando estrelas internacionais na mídia Spaten conseguiu alcançar um nível de reconhecimento que tem auxiliado em suas vendas junto ao público consumidor
A ampliação de vendas no segmento premium ao longo do tempo colaboram para busca de rentabilidade uma vez que são rótulos de maior valor agregado que permitem, com seu crescimento de escala, uma racionalização de custos conforme ganham tração em vendas.
Atualmente, marcas como Spaten, Corona, Stella Artois e Original são responsáveis por cerca de 15% nas vendas totais, mas em mercados cervejeiros mais maduros esse segmento chega a 25% justificando os investimentos da Ambev para se posicionar ao longo deste crescimento.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.