Ambev troca de comando em 2025 com entrada de Carlos Lisboa como CEO da gigante

Foto: Divulgação

Executivo que está há 30 anos dentro da companhia, Carlos Lisboa substituirá Jean Jereissati como CEO da Ambev

A AB InBev, holding que controla a Ambev, comunicou que a brasileira trocará de comando em 2025 com a entrada de Carlos Lisboa como CEO da companhia em substituição a Jean Jereissati.

Lisboa comanda desde 2019 a região chamada de Middle America Zone (chamada de MAZ) que é responsável pelo maior volume de vendas globais da empresa, quem o substituirá neste cargo será o próprio Jean Jereissati.

Há 30 anos na empresa, o perbambucano Carlos Lisboa fez uma carreira muito ligado a marketing, vendas e avaliação de consumidor e assumirá como CEO da Ambev a partir de 1º de janeiro de 2025.

Ele foi responsável pela construção da marca Skol no Brasil em 2001 e depois disso se tornou Vice-Presidente de Marketing da AB InBev na Zona América Latina Norte. Ele então liderou a Unidade de Negócios Internacionais na Zona América Latina Sul da AB InBev por dois anos antes de se tornar Presidente da Unidade de Negócios para o Canadá.


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Em 2015, foi nomeado Marketing Vice President para as Global Brands da AB InBev. Mais recentemente, Lisboa ocupou o cargo de Zone President Latin America South. Em 2019 assumiu a Middle America Zone que inclui países como México, Colômbia, Panamá, Peru e República Dominicana e é responsável pela maior volume de vendas da AB inBev no mundo.

Lisboa assume Ambev após período de crescimento e digitalização

Carlos Lisboa irá assumir o comando da Ambev após um período de crescimento de volume de vendas sob a gestão de Jean Jereissati.

Sob o comando de Jereissati a Ambev teve em 2022 o maior volume de vendas da sua história, batendo recorde alcançado já no ano anterior. Isso foi possível graças a anos de crescimento do volume de vendas no Brasil e também a uma recuperação de share contra concorrentes do mercado brasileiro.

O foco em desenvolvimento de premiumização dentro do seu portfólio tem sido um dos pilares da estratégia da Ambev, visando principalmente concorrer com a Heineken, sua principal rival no mercado brasileiro.

Ampliar a lucratividade deve ser uma das próximas metas da companhia, que tem sido impactadas por questões de ordem financeira em alguns países onde opera, além do desafio de ampliar margem dentro do mercado brasileiro.

Outro fator fundamental no desenvolvimento recente da Ambev foi a ampliação do papel de vendas digitais da empresa através da plataforma Bees, onde funciona como uma distribuidora de produtos de terceiros, e também do Zé Delivery que tem alavancado canais de venda direta ao consumidor controlados pela empresa.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.