Imagem: Mídias Sociais Cervejaria Bierbaum
A Cervejaria Bierbaum, pioneira no mercado de cerveja artesanal no oeste de Santa Catarina inaugurou oficialmente no mês passado um complexo que inclui uma nova fábrica e um espaço de experiências que liga turismo, gastronomia e cultura centrado na sua marca.
O projeto representa a consolidação de um plano de expansão da Bierbaum que foi rodado ainda durante a pandemia do covid-19 com o objetivo de ampliar e modernizar a cervejaria sem fugir da marca associada a tradição européia de cerveja.
A Bierbaum é a primeira microcervejaria do oeste de Santa Catarina. Idealizada pelos irmãos Ricardo e Markus Bierbaum, a cervejaria foi inaugurada em 2004 inspirada na tradição da cerveja européia e tinha inicialmente como único objetivo realizar vendas em um restaurante na cidade de Treze Tílias que pertence a família.
Em 2012, com uma demanda crescente ao longo dos anos, a cervejaria deu partida em uma linha de envase de garrafas e passou a diversificar os estilos que produzia, este movimentou ampliou a visibilidade da Bierbaum no mercado que passou a ser vendida em diferentes pontos do país.
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Em 2020 a cervejaria enfrentou adversidades com a pandemia da Covid-19, e decidiu buscar uma saída através da venda de pet growlers num sistema drive-in na porta da fábrica. As vendas de pet growler permanecem como a maior parcela de vendas da cervejaria até hoje.
As vendas atuais da Bierbaum estão bastante concentradas numa raio regional e a cervejaria trabalha com diferentes formatos para seus produtos que incluem pet growler, latas, garrafas e chope.
A trajetória da construção da nova fábrica da Bierbaum foi iniciada em 2019, atravessando portanto também o período pandêmico. A nova unidade tinha entre seus objetivos ampliar e modernizar a produção da cervejaria e criar um novo espaço de experiência e consumo anexo a esta fábrica.
A unidade tem capacidade de produção de um milhão de litros por mês e está equipada com tecnologia da indústria 4.0 que incorpora automação, internet das coisas e data analýtics para aprimorar eficiência e qualidade.
A fábrica já se encontra operacional há 4 anos, rodando a produção da cervejaria, mas agora passou por uma inauguração oficial com a abertura do Brauhaus Bierbaum um complexo que une tradição, turismo, gastronomia e cultura cervejeira.
O espaço foi pensado para receber visitantes, oferecer experiências sensoriais e reforçar a conexão da marca Bierbaum com a cidade de Treze Tílias, que já é reconhecida culturalmente por sua herança austríaca.
O espaço une a tradição austríaca à modernidade, oferecendo visitas guiadas, gastronomia típica harmonizada com cervejas artesanais e uma vista privilegiada do processo produtivo.
Cada detalhe do projeto foi pensado para proporcionar aos visitantes uma imersão na história da marca, nos processos de produção e na celebração da cultura que inspira cada rótulo da cervejaria com o objetivo de se tornar um destino de experiência para os seus visitantes.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.