O market share de cerveja no Brasil no ano de 2023 foi reportado pela empresa de inteligência de mercado Nielsen, revelando como se dividiram as vendas de cerveja no país em termo dos seu grandes fabricantes.
Foram publicados dados referentes tanto ao acumulado do consumo de 2023, quanto também um comparativo dos mês de dezembro de 2022 e 2023.
O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de cerveja do mundo e o volume de vendas teve um crescimento de 1,1% frente ao ano anterior, fechando 2023 com 112 milhões de hectolitros vendidos.
O mercado brasileiro é dominado por 3 gigantes do mercado cervejeiro mundial. A Ambev, a Heineken Brasil e o Grupo Petrópolis. Numa pequena parcela do volume restante estão milhares de cervejarias de menor porte que variam enormemente de escala entre si.
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No acumulado do ano. Foi registrado, de acordo com os dados da Nielsen, uma queda de 0,4 ponto percentual da Ambev (de 59,7% para 59,3%), um crescimento de 0,5 ponto percentual do Grupo Heineken (de 23,9% para 24,4%) e uma queda do Grupo Petrópolis (de 11,7% para 11,3%).
Cada 0,1 ponto percentual do mercado brasileiro de cerveja equivale a cifra de R$ 140 milhões, mostrando como a disputa por mercado é crítico para o resultado das empresas.
Entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023, numa avaliação que compare as fotografias dos 2 períodos, o Grupo Petrópolis foi o único grande grupo cervejeiro que cresceu sua fatia no mercado de cerveja.
A dona das marcas Itaipava, Petra e Cacildis passou de 11,2% para 12,1%, entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023, respectivamente.
Neste mesmo período a líder Ambev caiu de 59,1% para 58% e a Heineken de 24,8% para 24,6%.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.