Estrella Galicia vai investir R$ 2 bilhões em primeira fábrica no Brasil

Estrella Galicia, marca espanhola de cervejas, fez anúncio de que construirá sua primeira fábrica no Brasil no estado de São Paulo

A marca de cerveja espanhola Estrella Galicia, de propriedade da cervejaria Hijos de Rivera, anunciou o projeto de construção de uma fábrica no Brasil. Os locais em potencial para instalação da unidade são Poços de Caldas em Minas Gerais e também a cidade de Araraquara no estado de São Paulo.

A fábrica seria a primeira da Estrella Galicia fora da Espanha e representaria o maior investimento da marca no Brasil, seu maior mercado fora da terra natal e onde seus produtos são produzidos de forma terceirizada e também importados.

No Brasil, a Estrella Galicia está presente desde 2008. A Hijos de Rivera menciona, sem citar números, que a operação brasileira é atualmente a maior da empresa fora da Espanha e que possuiria cerca de 1% do mercado de cervejas premium no país, que representa entre 15 e 20% do mercado de cervejas nacional.

A categoria de cervejas premium é a que mais cresce no Brasil e tem sido alvo de investimentos sucessivos das grandes cervejarias presentes no país e também recebido interesse de cervejarias de menor porte. A Hijos de Rivera tem buscado aproveitar essa tendência de crescimento para desenvolver a marca Estrella Galicia q fazer seu negócio menos dependente do mercado espanhol.


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O portfólio da espanhola no Brasil compreende as cervejas Estrella Galicia, Estrella Galicia 0,0% (versão sem álcool), 1906 Reserva especial, 1906 Red Vintage e 1906 Black Coupage. A marca produz a maior parcela de seu volume comercializado no Brasil através de uma parceria com a cervejaria Casa di Conti, em uma fábrica em Cândido Mota, no interior de São Paulo. Cerca de 25% do volume vendido no país é importado da Espanha.

Uma notícia recente que visa ampliar a distribuição da Estrella Galicia e contribui para viabilizar a construção da fábrica própria é entrada das cervejas da marca para a distribuição pelo sistema Coca Cola no Brasil, o que ajudará no aumento da capilarização dos produtos em pontos de venda.

Fábrica da Estrella Galícia no Brasil é um investimento de R$ 2 bilhões

A Estrella Galicia anteriormente já realizou anúncios de construção de fábricas no Brasil que não se concretizaram, a cervejaria espanhola já comunicou no passado interesse em construção de unidades de produção no país em 2017 e 2019.

A fábrica anunciada agora seria resultado de um investimento de R$ 2 bilhões e possuiria capacidade de produção de 300 milhões de litros por ano de produtos da Estrella Galicia, inicialmente a produção ficaria em cerca de 100 milhões de litros anuais. A unidade seria responsável por produzir cervejas não só para o Brasil mas também para a atuação da cervejaria na América Latina.

É interessante perceber que a estratégia de busca por ampliação de mercado no Brasil da Estrella Galicia se assemelha muito a utilizada pela Heineken para se expandir pelo país, uma parceria inicial com a Coca Cola para distribuição enquanto busca ganhar escala de produção através de produção própria.

Os limitantes nesse sentido são que a marca Estrella Galicia é muito menos internacionalizada e a capacidade financeira da holandesa é muito maior, uma vez que ela é a segunda maior cervejaria do mundo e seu nível de crédito deve superar em muito o da espanhola.

Por outro lado, buscar se aproximar das três grandes cervejarias em relação ao mercado premium no Brasil para a Estrella Galicia já é um grande negócio, a capacidade de produção da marca na Espanha é de 450 milhões de litros por ano, dessa forma a obtenção de sucesso da estratégia em terras brasileira aumentaria e muito o seu mercado.

A empresa teve início em 1906, na Espanha, quando a fábrica “Estrella de Galicia” foi fundada por José Mª Rivera, após retornar de uma viagem pelas Américas. Os negócios foram se expandindo nas décadas seguintes e, no final dos anos 2000 a marca iniciou um projeto de internacionalização incluindo Reino Unido, Alemanha, Suíça, Paraguai, Portugal, Brasil, México, Espanha e Estados Unidos. 

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.