Gin Jardim Botânico: São Paulo ganha microdestilaria dentro da cidade

Foto: Andre Stefano

Publicidade
Gin Jardim Botânico é produzido em microdestilaria localizada dentro de um casarão histórico no centro da cidade de São Paulo

A produção de destilados artesanais, tal qual o movimento de produção de cervejas artesanais, está em crescimento por todo o mundo gerando novas marcas criadas por microprodutores.

O gin, em especial, tem explorado de forma mais destacada essa dinâmica com diferentes marcas pelo Brasil e uma microdestilaria no centro de São Paulo é um novo exemplar desta tendência.

Continua após a Publicidade

Inaugurada em 2020, a São Paulo Urban Distillery é resposávelo pelo Gin Jardim Botânico, com capacidade para produzir 60 litros da bebida. A destilaria fica no andar superior de um casarão tombado tendo bem ao lado um bar no estilo speakeasy, famosos durante lei seca ocorrida nos Estados Unidos.

Toda a estrutura de produção está instalada num espaço de 50 metros quadrados. Diferentes de alambiques para produção de cachaça, destilarias de gin podem ocupar pouco espaço porque o processo pode se iniciar com o álcool já pronto. No caso do Jardim Botânico é utilizado álcool de cana orgânica.


Leia mais:

Lagunitas lança sua primeira IPA sem álcool


O que esperar do mercado de cerveja em 2021


O gin foi a principal categoria de crescimento na produção de destilados em 2019 segundo relatório da consultoria internacional do mercado de bebidas IWSR. O Brasil foi um dos destaques nesse cenário com volume de produção mais que dobrando neste período.

O Jardim Botânico é resultado de experimentos de um time de cinco amantes de gin de diferentes nacionalidades (escocesa, inglesa, neozelandesa, francesa e  brasileira) todos moradores de São Paulo, entre eles dois perfumistas responsáveis pela escolha e harmonização entre botânicos da bebida.

Um dos apelos da marca, que adiciona um toque de sofisticação ao destilado artesanal, é a adição de Pau Rosa, madeira internacionalmente conhecida por compor também o icônico perfume Chanel Nº 5. 

Gin Jardim Botânico utiliza inspirações criadas a partir da cidade e sua matéria-prima

A bebida pode ser degustada no formato sipping gin – um gin a ser apreciado em sua forma pura, com no máximo um cubo de gelo. O diferencial do Jardim Botânico vem de sua produção em pequena escala e pela combinação de variedade de frutas, raízes e especiarias que resultam em uma riqueza de aromas e sabores.

O conceito do Jardim Botânico carrega inspirações a partir da sua localizaçã bem como da matéria-prima utilizada para sua produção. Em sua garrafa feita à mão, o hexágono localizado ao fundo foi inspirado na cidade de São Paulo e seu marco zero. O design e formato remetem à cana de açúcar, de onde vem o espírito do Jardim Botânico e que destaca a pureza de uma bebida orgânica. 

A garrafa busca atrair a curiosidade por seu requinte e beleza. O frasco semelhante ao de um perfume materializa o conceito da bebida. “A produção de um gin é como a de um perfume – o sabor da bebida se dá através da combinação de botânicos, como em óleos essenciais da perfumaria”, definem os perfumistas do time de sócios Isaac Sinclair e Phillipe Roques.

A bebida de qualidade ultra premium do mercado nacional pode ser adquirida na loja online, que entrega em um raio de 30km da destilaria e em breve para todo o Brasil. O valor da garrafa de 750ml é R$170,00.

Serviço:

Loja online: https://zappay.vc/spudistillery/drosophyla

Mídias sociais
@saopaulourbandistillery
@jardimbotanicogin

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.