Tarantino investe em presença como cervejaria oficial do São Paulo Coffee Festival 2025

Imagem: Divulgação

Tarantino renova presença estratégica no São Paulo Coffee Festival 2025 e aposta na relação com o mercado de cafés especiais

A Tarantino Cervejaria participará pelo quarto ano consecutivo como a cervejaria oficial do São Paulo Coffee Festival 2025, um evento de grande relevância para o público amante de café e que apresenta boas oportunidades para o mercado de cerveja devido a sobreposição entre os dois universos.

Ao longo das últimas edições a Tarantino Cervejaria tem identificado no evento uma oportunidade estratégica para se conectar com um público alinhado aos valores e à proposta da cerveja artesanal. Desde sua primeira participação, a marca passou a investir de forma crescente por meio da montagem de estandes próprios e do desenvolvimento de rótulos exclusivos inspirados no universo do café que em 2025 é uma colaboração com marca Velvy Coffee.

O São Paulo Coffee Festival, desde sua chegada ao Brasil em 2018, tem apresentado crescimento consistente em público e impacto econômico. A edição de 2025 projeta receber mais de 25 mil visitantes em três dias e movimentar mais de R$ 15 milhões, consolidando-se como um evento de referência para o setor de cafés e de produtos gastronômicos.

A presença de marcas de diversos segmentos, incluindo cervejarias, evidencia o caráter multidisciplinar do festival e sua capacidade de atrair consumidores com forte potencial de conversão em mercados adjacentes.


Leia mais:

Será que a Rua da Cerveja no centro do Rio vai dar certo?


Dude Brewing marca do RS investe R$ 2 milhões em complexo de cervejaria e café


A oporunidade para a cerveja artesanal no São Paulo Coffe Festival

O perfil do público de cafés especiais compartilha características centrais com o consumidor de cervejas artesanais: ambos valorizam qualidade sensorial, origem dos insumos, produção em pequena escala e narrativas que conectam o produto ao produtor.

Essa afinidade torna o festival uma plataforma relevante para posicionamento de marcas do setor cervejeiro, especialmente aquelas com produtos que exploram variações com café em suas formulações ou que buscam novos canais e contextos de consumo.

Tarantino tem investido em presença no evento

A trajetória da Tarantino dentro do São Paulo Coffee Festival é marcada por uma evolução da presença da cervejaria a cada nova edição. Em sua primeira participação, em 2022, a cervejaria apresentou um portfólio reduzido, com destaque para estilos escuros como stouts e porters, que já continham notas sensoriais associadas ao universo do café.

Em 2023, expandiu sua presença com um estande maior, investiu no lançamento de uma coffee lager de edição limitada. Uma nova coffee lager foi produzida exclusivmente para a edição de 2024, junto a experiencias imersivas d degustação de cerveja e café

Nesta edição de 2025 a Tarantino desenvolveu uma cerveja de lote único e exclusiva para o festival: a Red Ale Café. Uma receita que combina a expertise cervejeira da Tarantino com a qualidade do marca mineira de café Velvy Coffee, com quem foi criada a cerveja de forma colaborativa.


A Red Ale Café é uma fusão de sabores: uma cerveja baseada no estilo Red Ale que leva uma cuidadosa infusão do café Veludo Vermelho, um Bourbon Vermelho de origem no Cerrado Mineiro. O resultado é uma bebida notável, com um perfil bem maltado, notas de pão tostado, um suave dulçor e cremosidade, perfeitamente equilibrados pelo amargor do lúpulo e um final seco. O café da Velvy Coffee, por sua vez, adiciona uma camada de complexidade torrada e enriquece o conjunto com um aroma e sabor frutado, tornando a experiência de degustação única.

O visual da embalagem da Red Ale Café também é um ponto de destaque. O rótulo é uma criação do renomado
artista visual Mauro Neri, conhecido por seus trabalhos marcantes como @reveracidade e @veracidade, que já estampam diversos muros do estado de São Paulo. A arte de Neri complementa a proposta inovadora da cerveja, transformando-a em uma peça colecionável.

A pesença da Tarantino no São Paulo Coffee Festival ´uma aposta no envolvimento com um público segmentado e de alto valor que permite à marca reforçar qualidades de inovação e autenticidade, além do potencial de ampliar sua presença em canais como cafeterias especiais, empórios gastronômicos e geração de conteúdo expontâneo em redes sociais.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.