Guinness abre fábrica nos EUA

A Guinness, que pertence ao grupo Diageo, irá abrir nesta sexta-feira (03/08) uma fábrica de $80 milhões próxima a Baltimore, numa antiga destilaria. Está será a primeira fábrica da cervejaria irlandesa em terras norte-americanas em mais de 60 anos, contendo também um restaurante com 270 lugares e uma taproom.

Chamada de Guinness Open Gate Brewery & Barrel House, a nova fábrica de 250 mil metros quadrados está baseada no local original da destilaria Calvert, que era chamada de Maryland Distilling Company e foi adquirida pela Diageo em 2001.

A nova fábrica terá três linhas de produção — uma pequena planta piloto de 235 litros, uma com mil litros e outra com 10 mil litros, assim como diferentes linhas de envasamento.

Nova cervejaria da Guinness em Maryland, Baltimore

Em seu website a cervejaria publicou “Os EUA são provavelmente o mercado de cervejas mais vibrante e dinâmico do mundo atualmente, e sendo direto, queríamos estar mais perto desta cena” e complementou “Tendo uma cervejaria nos Estados Unidos nos ajudará a entender e responder mais rapidamente as tendências, bem como produzir lotes menores e colocá-los mais rápido no mercado”.

A Guinness, criada em 1759 em Dublin, é uma cervejaria irlandesa conhecida por sua stout. Mas suas vendas estagnaram nos EUA nos anos recentes assim que cervejas artesanais de cervejarias menores se tornaram mais populares. Além da sua famosa stout, a nova cervejaria Guinness está oferecendo uma IPA assim como cervejas de trigo, lagers e mais cervejas experimentais como uma Guava Wit e uma Cherry Stout.

Essa é uma maneira da Guinness tentar ter um apelo junto a um público mais jovem que não é tão impactado pela característica icônica da história da marca irlandesa.

Nem toda cerveja vendida na cervejaria de Baltimore será produzida lá. A empresa relatou que as populares stouts serão importadas da Irlanda. A Blond Lager que é atualmente produzida sob contrato em uma cervejaria na Pensilvânia será migrada para a produção na nova fábrica.

A Guinness tem 5 outras cervejarias . A original de Dublin, uma na Malásia, além de três na África que é o seu mercado mais aquecido.