For the Throne é o nome dado para a última cerveja inspirada na série Game of Thrones desenvolvida pela cervejaria Ommegang de Cooperstown, Nova Iorque.
Lançada em 15 de março na cervejaria e no resto dos Estados Unidos no início de abril, ela estará disponível para fãs acompanharem o temporada final da série que se inicia no domingo dia 14.
A cerveja é uma Strong Golden Ale com 9,5% de teor alcoólico, co-fermentada com sucos da uva Pinot Grigio e da uva Viognier, e então engarrafada com leveduras de Champagne.
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“O inverno chegou, o muro caiu e a batalha final por Westeros está em andamento. Com este lançamento nós rompemos os tradicionais limites da produção de cerveja, co-fermentando ingredientes tradicionais com com sucos de uva normalmente destinados a produção de vinhos finos, indo a patamares altíssimos para criar uma verdadeiramente única cerveja especial.” declarou o presidente da Ommegang Doug Campbell. “Este estilo de cerveja, também chamado de oenobeer, é uma área de estudo estudo em franca expansão para nós. For the Throne é a nossa primeira cerveja de co-fermentação de 2019, e a única que lançamos deste tipo na linha da série”
For the Throne é produzida com maltes pils e carapils e lupulada com variedades de Bravo e Saaz. Antes da fermentação na garrafa com leveduras de Champagne a cerveja é fermentada com leveduras proprietárias da cervejaria Ommegang.
Inicia em março de 2013, na época da terceira temporada da série, a parceria entre HBO e a cervejaria Ommegang foi focada no desenvolvimento de cervejas exclusivas que se relacionavam diretamente com os temas, personagem e atmosfera de fantasia medieval do reino de Westeroos e seus reinos adjacentes, onde a competição para se assentar no trono de ferro é feroz e mortal, de acordo com release da cervejaria.
Fundada em 1997, e concentrada em produzir estilos belgas, a cervejaria Ommegang foi adquirida pelo grupo familiar Duvel Moortgart – dono de marcas como Duvel, Vedett, Maredsous e Chouffe – em 2005.
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A parceria HBO e Ommegang foi de grande sucesso ao promover reconhecimento de marca e ampliando a base de fãs para ambos os lados. Em declarações a Ommegang ressaltou que a troca de informações e participação coletiva das empresas no desenvolvimento do conceito das cervejas foi fundamental para que os produtos refletissem a temática da série.
Os últimos seis anos criando cervejas exclusivas para representação da série se mostraram uma experiência educacional para a cervejaria. A oportunidade ofereceu fortes incentivos financeiros durante um momento crítico de mudanças e competição onde cervejarias tem focado em como trazer mais consumidores para cerveja. Desta maneira o esforço de produzir estas cervejas, conectando-as com os fãs da série foi uma grande lição de construção de marca e expansão da base de consumidores.
As cervejas produzidas para série tiveram um grande apelo com o público chegando a representar 25% do faturamento da Ommegang em determinados pontos de venda de acordo com empresas de pesquisa de mercado.
A oportunidade de parceria com a HBO foi um grande exemplo para a cervejaria de como criar novos relacionamentos com novos consumidores. Mostrando como é importante achar conexões com novas pessoas e criar entusiasmo nesta relação.
“Grande parte deste sucesso em minha opinião vem do fato que nos encaixamos muito bem com a série do ponto de vista do conceito de marca, apelo, posicionamento, estilo e complexidade. Este tipo de parceria não funcionaria com outras séries populares como Breaking Bad. Certas marcas se encaixam como uma luva e o público percebe essa genuinidade.” declarou o diretor de marketing da Ommegang Bill Wetmore.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.