A Heineken Brasil adicionou essa semana uma nova ferramenta para somar a sua estratégia de marketing digital no país através do lançamento do aplicativo My Heineken para usuários de Smartphone.
O My Heineken foi desenvolvido pela cervejaria em conjunto com as agências Casion e Integer/Out Promo e pode ser baixado para celulares iOS e Android e é permitido apenas para maiores de 18 anos.
O lançamento do aplicativo acontece junto à campanha da marca para a UEFA Champions League, principal torneio de times do futebol mundial, patrocinado pela Heineken há 16 anos.
“Enxergamos que esta novidade é oportuna e, neste momento, possibilita o estreitamento do nosso laço com os consumidores amantes de futebol, uma vez que a maior parte deles está assistindo às partidas finais do torneio em suas casas”, comenta Gabriel D’Angelo Braz, diretor de marketing da marca Heineken® no Brasil.
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“Com esta novidade, desenvolvemos um novo ponto de contato com o nosso consumidor, de modo que proporcionamos benefícios exclusivos — como o serviço de Junte e Troque. Um programa de pontos criado especialmente para premiar os fãs da marca com brindes oficiais que são itens de desejo, como: copos, jaquetas, mochilas, bonés e bolas de futebol”, explica Jussara Calife, diretora de Trade Marketing ON/OFF do Grupo HEINEKEN no Brasil. Para participar, é preciso seguir o passo a passo, cadastrar o código do cupom fiscal da compra e somar os pontos necessários para realizar resgates.
Com o desenrolar e persistência ao longo do tempo da pandemia do coronavírus o marketing digital foi uma das ferramentas que ampliou seu nível de valorização dentro do mercado de cerveja, uma vez que com as pessoas mais presentes em casa a promoção de conteúdo através de dispositivos se tornou um mecanismo fundamental de manutenção de contato com o público.
A criação do aplicativo My Heineken é um dos resultados dessa dinâmica. Com ele a marca estende sua conversa com o consumidor, potencializando campanhas de marketing da companhia e ativa pontos de venda digitais.
O aplicativo My Heineken possui um foco muito maior na promoção da experiência do público com atributos da marca Heineken, através de estratégia de gamificação com acúmulo de pontos e troca por brindes do que promover vendas digitais, onde redireciona a parte comercial para canais digitais de varejo já existente, como o Magazine Luiza e o grupo Pão de Açúcar.
Nos últimos meses têm ocorrido uma corrida das grandes cervejarias presentes no mercado brasileiro em canais de marketing e vendas digitais.
A Heineken foi a última a apresentar uma plataforma mais consistente para explorar canais digitais de forma mais estratégica e consolidada.
O Grupo Petrópolis no meio de 2020 ampliou o investimento no site Bom de Beer que tem sido utilizado como plataforma para a promoção de uma série de lançamentos da companhia além de receber uma campanha de marketing para aumentar seu reconhecimento pelo público.
Já a Ambev tem sido o destaque no tema por já possuir uma solução de maior nível de maturidade, o aplicativo Zé Delivery, que recebeu investimentos para alavancar sua presença por todos os estados brasileiros.
O aplicativo se tornou um dos maiores canais de faturamento para a empresa em 2020 e já iniciou uma trajetória de adaptação para outros países onde a multinacional está presente.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.