Heineken investe em aplicativo próprio para impulsionar vendas e experiência com a marca

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Heineken Brasil lança o My Heineken, aplicativo para smartphone concebido para elevar a experiência da marca e promover vendas no país

A Heineken Brasil adicionou essa semana uma nova ferramenta para somar a sua estratégia de marketing digital no país através do lançamento do aplicativo My Heineken para usuários de Smartphone.

O My Heineken foi desenvolvido pela cervejaria em conjunto com as agências Casion e Integer/Out Promo e pode ser baixado para celulares iOS e Android e é permitido apenas para maiores de 18 anos.

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O lançamento do aplicativo acontece junto à campanha da marca para a UEFA Champions League, principal torneio de times do futebol mundial, patrocinado pela Heineken há 16 anos.

“Enxergamos que esta novidade é oportuna e, neste momento, possibilita o estreitamento do nosso laço com os consumidores amantes de futebol, uma vez que a maior parte deles está assistindo às partidas finais do torneio em suas casas”, comenta Gabriel D’Angelo Braz, diretor de marketing da marca Heineken® no Brasil.


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“Com esta novidade, desenvolvemos um novo ponto de contato com o nosso consumidor, de modo que proporcionamos benefícios exclusivos — como o serviço de Junte e Troque. Um programa de pontos criado especialmente para premiar os fãs da marca com brindes oficiais que são itens de desejo, como: copos, jaquetas, mochilas, bonés e bolas de futebol”, explica Jussara Calife, diretora de Trade Marketing ON/OFF do Grupo HEINEKEN no Brasil. Para participar, é preciso seguir o passo a passo, cadastrar o código do cupom fiscal da compra e somar os pontos necessários para realizar resgates.

Com o desenrolar e persistência ao longo do tempo da pandemia do coronavírus o marketing digital foi uma das ferramentas que ampliou seu nível de valorização dentro do mercado de cerveja, uma vez que com as pessoas mais presentes em casa a promoção de conteúdo através de dispositivos se tornou um mecanismo fundamental de manutenção de contato com o público.

A criação do aplicativo My Heineken é um dos resultados dessa dinâmica. Com ele a marca estende sua conversa com o consumidor, potencializando campanhas de marketing da companhia e ativa pontos de venda digitais.

O aplicativo My Heineken possui um foco muito maior na promoção da experiência do público com atributos da marca Heineken, através de estratégia de gamificação com acúmulo de pontos e troca por brindes do que promover vendas digitais, onde redireciona a parte comercial para canais digitais de varejo já existente, como o Magazine Luiza e o grupo Pão de Açúcar.

Com aplicativo My Heineken canais digitais se tornam novo campo de disputa para grandes cervejarias brasileiras

Nos últimos meses têm ocorrido uma corrida das grandes cervejarias presentes no mercado brasileiro em canais de marketing e vendas digitais.

A Heineken foi a última a apresentar uma plataforma mais consistente para explorar canais digitais de forma mais estratégica e consolidada.

O Grupo Petrópolis no meio de 2020 ampliou o investimento no site Bom de Beer que tem sido utilizado como plataforma para a promoção de uma série de lançamentos da companhia além de receber uma campanha de marketing para aumentar seu reconhecimento pelo público.

Já a Ambev tem sido o destaque no tema por já possuir uma solução de maior nível de maturidade, o aplicativo Zé Delivery, que recebeu investimentos para alavancar sua presença por todos os estados brasileiros.

O aplicativo se tornou um dos maiores canais de faturamento para a empresa em 2020 e já iniciou uma trajetória de adaptação para outros países onde a multinacional está presente.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas