Heineken passa a distribuir Stella Artois e Beck’s na Australia

Publicidade
Aquisição de parte do portfólio da Asahi na Australia está conferindo a Heineken a licença de distribuição de Stella Artois e Beck’s no país

Uma sequência de aquisição e redistribuição de marcas no mercado de cerveja da Austrália para defesa da concorrência está gerando um acontecimento inusitado com a Heineken adquirindo a licença de distribuição das marcas Stella Artois e Beck’s no país.

A detentora das duas marcas de cerveja em terras australianas era a japonesa Asahi que as comprou no ano passado da subsidiária australiana da AB InBev, detentora destas marcas globais.

Continua após a Publicidade

A AB InBev vendeu sua subsidiária Carlton United Breweries em 2019 para Asahi com objetivo de reduzir o endividamento do conglomerado, um fator que estava minando a competitividade da maior fabricante de cervejas do mundo.

Porém com a venda um novo problema surgiu pois orgãos de defesa da concorrência australianos definiram que a Asahi necessitava se desfazer de parte do seu portfólio no país para garantir um nível de concorrência no mercado de bebidas. Com isso uma gama destes produtos foi vendido para a Heineken, o que incluiu as marcas Stella Artois e Beck’s.


Leia mais:

O novo mercado da cerveja sem álcool começou a chegar ao Brasil em 2019

Leia mais:
guiness sem alcool
Guinness lança sua primeira cerveja sem álcool


Com o movimento a Heineken na Australia passa ter ao seu lado marcas que são grandes concorrentes de seu principal produto em outros locais do mundo, angariando uma posição para buscar um crescimento no segmento premium no país que tem como maior marca a Great Nothern Brewing que se manterá sob propriedade da Asahi.

O mercado de cervejas na Australia é dominado pelas gigantes cervejeiras japonesas Kirin e Asahi com outro participantes internacionais em menor volume. O país que possui economia crescente e bastante estável, o o torna atraente para cervejarias que pretendem estabelecer negócios na região

De fato a questão de propriedades de marca das gigantes no mercado australiano é bem mais complexa pois a Heineken está presente no país através de uma joint venture com a Kirin criado para estabelecer a distribuição das marcas da holandesa no país.

A Heineken na aquisição de parte do portfólio da Asahi na Australia também comprou os direitos sobre as marcas de cidra Strongbow , Little Green e Bonamy’

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.