Latas da Cervejaria Bezy ganham prêmio nacional com série sobre aniversário de Brasília

Publicidade

A série de rótulos “Escala Monumental”, produzida pela Bezy, cervejaria brasiliense ganha prêmio nacional


A série de rótulos “Escala Monumental”, produzida pela Bezy, cervejaria brasiliense localizada em Sobradinho, para homenagear o aniversário de 60 anos de Brasília, ganhou o primeiro lugar na categoria “set de latas” do Prêmio Alterosa, um concurso realizado em âmbito nacional para escolher as latas mais bonitas do ano, cujo o prêmio foi entregue em março.

O Prêmio Alterosa foi uma iniciativa criada em 2016 pelo Clube de Colecionadores Brasil Chapter e outras associações que reúnem milhares de colecionadores, para eleger as latas mais bonitas do ano, reconhecendo o trabalho das empresas de bebidas que criam verdadeiras obras de arte, embelezando e enriquecendo as coleções, e também para estreitar os laços entre colecionadores e os fabricantes de bebidas. A atual edição é o 5º ano do prêmio.

Continua após a Publicidade

A escolha dos vencedores passa por três fases: Todo ano os colecionadores monitoram o mercado brasileiro e catalogam os lançamentos. Após, fazem uma seleção para chegarem a no máximo 30 latas por categoria para a 1º Fase. Dessas 30 latas apenas 5 avançam para a grande final.

Nesta edição, as latas foram divididas em 7 categorias (cerveja, cerveja artesanal, bebidas soft, cachaça, vinhos, drinks e sets). Na 1º Fase cada colecionador recebe um gabarito com imagens das latas de cada categoria e ele precisa escolher as 5 mais bonitas em cada categoria. Essa fase acontece em janeiro. As 5 latas mais votadas em cada categoria avançam para a Fase Final, com votação aberta ao público, que ocorre em fevereiro, para a eleição das latas mais bonitas do Brasil. A cada ano os números vêm aumentando, tanto em latas lançadas quanto em participações, sendo que neste foram pré-selecionadas mais de 2 mil latas.


Leia mais:

Cervejaria Seasons se funde a CBCA


O que esperar do mercado de cerveja em 2021


O nome Prêmio Alterosa tem dois motivos principais. Um, em razão da lata de Cerveja Alterosa ser uma grande raridade nas mãos dos colecionadores brasileiros; e dois, devido a um dos rótulos dessa marca, a Port, ter vencido em 1973 um concurso nacional de melhores embalagens do ano.

Miguel Reis, um dos sócios da Bezy e responsável pelo design dos rótulos, explica que  a inspiração para as ilustrações foi o projeto arquitetônico da cidade, que foi dividido em quatro escalas, Residencial, Gregária, Bucólica e Monumental. A escala monumental foi idealizada para dar ao indivíduo uma dimensão coletiva, e as cervejas fazem uma homenagem a obras dessa escala, suas formas, dimensões e espaços, que inspiram o pertencimento e também embelezam nossa cidade.

Ele destacou ainda a importância do prêmio para a Bezy e o cenário cervejeiro da cidade: “Nós temos pouco mais de um ano de estrada, e concorremos com grandes marcas, o que nos deixou extremamente orgulhosos pelo reconhecimento do nosso trabalho”.

E completou: “Além disso, Brasília também está praticamente começando a produzir cerveja artesanal, visto que outros centros como o Sul, São Paulo, Rio e Minas Gerais já estão bem mais adiantados nesse sentido, então esse prêmio ajuda o Distrito Federal a se solidificar também como referência nesse mercado, inclusive quanto ao desenvolvimento do turismo, arrecadação e geração de empregos”.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas