Número de cervejarias no Brasil continua crescendo em 2018

Até setembro de 2018 o número de cervejarias no Brasil já aumentou 23% em relação a 2017, chegando a 835 frente as 679 do final do ano passado. Os dados foram publicados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em estudo que revela que o fenômeno da cerveja artesanal mantêm seu fôlego de avanço no Brasil.

No detalhamento por estados o Rio Grande do Sul ocupa o primeiro lugar tanto em número de cervejarias (179) quanto em densidade (cervejarias X habitante). Em relação ao número de fábricas a lista continua com São Paulo ocupa o segundo lugar (144), seguido de Minas Gerais (112), Santa Catarina (102), Paraná (88), Rio de Janeiro (56), Goiás (25), Pernambuco (18), Espírito Santo (16) e Mato Grosso (12).

O crescimento do número de cervejarias ano após ao no Brasil, com uma relativa estagnação no volume de produção é característico de um fenômeno conhecido no mercado como premiunização, onde gradativamente uma parcela do mercado migra para produtos de maior valor agregado sejam eles importados, com ingredientes diferenciados ou os chamados artesanais. Esse movimento no Brasil dentro do mercado de bebidas ocorria tipicamente com migração das cervejas de massa para o vinho, onde recentemente as cervejas tem aparecido como uma nova opção para o grande público.

O número de cervejarias no Brasil tem achado espaço para crescimento mesmo durante a atual recessão econômica, sendo um dos poucos segmentos a se expandirem curante este período, fundamentalmente por ainda ser uma cultura de nicho dado o tamanho do mercado de bebidas do Brasil, que é um dos maiores do mundo. A titulo de comparação a imagem acima apresenta o número de cervejarias em atividade em alguns países.

Para acessar o estudo do MAPA clique aqui.

Aproveite para seguir a Catalisi nas redes sociais.
Veja nosso conteúdo Facebook Instagram