Pilsner Urquell avança em vendas no Brasil com crescimento anual de 30%

Imagem: Divulgação

Entre tradição e crescimento, a Pilsner Urquell amplia presença no Brasil e mantém exportações recordes no cenário global.

A Pilsner Urquell, cerveja que deu origem ao estilo pilsen, vem registrando um avanço expressivo no mercado brasileiro, com vendas crescendo de 20 % a 30 % ao ano nos últimos três anos.

A Pilsner Urquell, uma marca centenária tcheca, segue como referência mundial do estilo pilsen e, em 2024 alcançou um recorde de volume exportado, com destaque para o crescimento na União Europeia.

O ritmo positivo de crescimento no Brasil, no entanto, esbarra nas barreiras burocráticas do trâmite de importação, que atrasam a chegada de novos lotes e tornam a cadeia mais complexa.

Os planos da marca planeja são normalizar o fluxo com um contêiner chegando a cada 4 a 6 semanas no segundo semestre, embora os atrasos continuem sendo um obstáculo importante.


Leia mais:
fabrica-heineken
Heineken inicia construção de sua fábrica de R$ 1,8 bilhão no sul de Minas


Heineken é a preferida mas Ambev mantém a liderança na venda de cerveja no Brasil


Hoje, a Pilsner Urquell está disponível no Brasil em latas de 500 ml e barris de 20 litros, atendendo tanto o consumidor final quanto segmentos de bares e restaurantes especializados. 

“Nós temos abrangência nacional, mas a nossa cobertura é maior no Sul & Sudeste. O impacto do frete pesa bem mais para as outras regiões.  Estamos sempre procurando distribuidores regionais para aumentar as vendas de Pilsner Urquell” comentou David Ivy, executivo de marketing e vendas da Beertopia, importadora exclusiva de Pilsner Urquell para o Brasil.

Pilsner Urquell cresce em exportações a nível global

Carregando 183 anos de tradição, a marca ressoa pela forte ligação com sua origem como a “pilsen original”. Com teor alcoólico de 4,4 %, destaca-se pelo sabor equilibrado e pela experiência siferenciada especialmente quando servida como chope em sua caneca tradicional — uma estratégia valorizada no Brasil.

No âmbito global, a cervejaria‑mãe da marca, Plzeňský Prazdroj, atingiu recorde em 2024, com exportações próximas de 2 milhões de hectolitros, um crescimento de 10,2 % em relação ao ano anterior. A expansão foi impulsionada pela União Europeia, com aumentos significativos em países como Suécia (+39 %), Espanha (+29 %) e Eslováquia (+14 %) de acordo com o jornal tcheco Daily Prague News.

Outros destinos incluem ainda Alemanha, China, Japão, Reino Unido e Estados Unidos. No total a marca chega a 50 países, revelando o alcance global da marca 

No total, a República Tcheca exportou 6,13 milhões de hectolitros de cerveja em 2024, destacando a cervejaria fabricante de Pilsner Urquell como fundamental para esse desempenho.

A trajetória da marca no Brasil

A história da Pilsner Urquell no Brasil começou oficialmente em 2011, quando foi introduzida pela SABMiller junto à Miller Genuine Draft, marcando sua chegada ao mercado local. Em 2017, a marca viveu uma mudança estratégica: após a aquisição da SABMiller pela AB InBev, foi vendida para a Asahi Breweries, o que impactou diretamente sua cadeia de distribuição global, inclusive para o Brasil.

Nesse percurso, a Pilsner Urquell também se consolidou no imaginário brasileiro como “a cerveja que originou o estilo pilsen”, com forte presença em eventos e ações que privilegiavam sua herança centenária. Essa narrativa é a principal alavanca de promoção da marca até hoje. 

A construção da marca Pilsner Urquell no Brasil aposta em três pilares: política comercial consistente, foco na qualidade do produto e foco na experiência de consumo de chope Pilsner Urquell na sua caneca tradicional Elementos que, somados à sua história autêntica, a posicionam como referência no segmento de cervejas importadas premium.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.