–
A cerveja tcheca Pilsner Urquell, de propriedade da japonesa Asahi, realizou uma mudança em todo o seu sistema de embalagens que compreende garrafas e latas que são comercializadas globalmente através de exportações.
Com uma vasta gama de garrafas e latas, cada uma com diferentes rótulos e logotipos, e vários estados de necessidade do mercado, a Pilsner Urquell queria uma atualização de embalagem que trouxesse consistência global, reconhecimento premium e sustentabilidade.
As tradicionais cores verde e dourado permanecem, mas o papel-alumínio e os adesivos plásticos foram retirados, substituindo os rótulos de papel das garrafas. Além disso, alguns novos elementos de design foram agregados a eles, enquanto o visual inovador valerá tanto para garrafas destinadas ao mercado interno quanto para aquelas destinadas ao exterior.
Com as mudanças todas as embalagens da Pilsner Urquell se tornaram 100% recicláveis. As novas garrafas da marca tcheca chegarão ao Brasil através da importadora Beertopia que possui a distribuição exclusiva da marca no país.
Leia mais:
Cacildis: Grupo Petrópolis avalia crescimento nacional da marca
O que esperar do mercado de cerveja em 2021
“Acabamos com papel alumínio e plástico em todas as nossas garrafas. Para nossos clientes, isso pode parecer uma pequena mudança na garrafa, mas os benefícios ambientais dessa decisão são enormes.” comentou sobre a mudança de rótulos Václav Berka, chefe emérito da cervejaria.
A Pilsner Urqueel possui capacidade de produção superior a 2 milhões e meio de hectolitros por ano e tem apresentado crescimento de produção dos últimos anos baseado no aumento de interesse no mercado doméstico e numa estratégia de exportações principalmente para a própria Europa e para a Ásia.
No final de 2016 a Asahi, uma das maiores cervejarias do Japãp e uma das principais da Ásia, comprou a Pilsner Urquell que anteriormente era de propriedade da gigante AB InBev.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.