Reciclagem de latas atingiu a marca histórica de 100% no Brasil em 2022

Eficiência do sistema de reciclagem de latas de alumínio no Brasil foi evidenciado em 2022 com o setor atingido marca histórica

O ano de 2022 foi marcado por um feito histórico para a atividade de reciclagem de latas que atingiu o índice inédito de 100% no país, ou seja, o país reciclou a mesma quantidade de latas que produziu neste período.

Esse resultado é o ápice de um trabalho que vem sendo aprimorado ao longo dos anos, sendo que o índice de reciclagem de latas de alumínio é monitorado no Brasil desde 1990.

Para que esse marco fosse atingido diversos elos da cadeia desempenharam um papel importante, desde a coleta pelos catadores até a atuação da indústria.

Os dados foram divulgados pela Recicla Latas, com o apoio da Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).


Leia mais:

Minas Gerais receberá investimento de R$ 3 bilhões em fábricas de latas


O que esperar do mercado de cerveja em 2021


A utilização de latas para bebidas e em especial para cerveja no Brasil tem apresentado um crescimento significativo ao longo da últimos anos, seguindo uma tendência mundial. Essa dinâmica acabou por ser acelerada com os impactos da pandemia onde a adoção das latas foi acelerada devido as vantagens logísticas e de conveniência na sua utilização pelo consumidor final.

No último ano, os recicladores processaram 390,2 mil toneladas de sucata de latas de alumínio, equivalente a 31,85 bilhões de unidades comercializadas pelos fabricantes de latas. Este resultado inédito destaca a eficiência do sistema de logística reversa brasileiro, que se mostra robusto e maduro, atendendo aos compromissos estabelecidos com o Ministério do Meio Ambiente.

O índice de reciclagem de 100% obtido em 2022 é o maior da série histórica, superando o recorde anterior de 98,7% registrado no ano de 2021. Nos últimos 15 anos, a média de reciclagem no Brasil se mantém acima de 95%, colocando o país como referência global nessa prática sustentável e destacando o setor de reciclagem de latas de alumínio como um exemplo de economia circular.

“Nossas ações voltadas para a reciclagem são amplas e bem estruturadas, o que resulta em conquistas extremamente positivas como essa. Além de recuperar todo o volume de latas comercializadas, promovemos campanhas de conscientização ambiental e investimos em capacitação de gestores públicos, cooperativas de catadores e pequenos e médios recicladores. Reconhecemos a importância fundamental dos catadores nesse sistema e buscamos constantemente melhorar suas condições de trabalho”, destacou Renato Paquet, secretário executivo da Recicla Latas.

Cátilo Cândido, presidente executivo da Abralatas e atual presidente do conselho da Recicla Latas, destacou a particularidade do ano de 2022: “Foi um período atípico, mas estamos muito felizes por alcançar esse recorde. Houve um ajuste nos estoques ao longo da cadeia produtiva, o que influenciou positivamente em nosso índice de reciclagem. No fim das contas, isso resultou em um aumento significativo no fluxo de latas destinadas à reciclagem”.

As entidades envolvidas com o tema garantem que o setor tem condições de atender o crescimento da reciclagem de latas de alumínio. No entanto, eles argumentam que existem questões tributárias que poderiam facilitar esse movimento.

Abralatas 

Fundada há 18 anos, a Abralatas é a representante legítima da indústria de latas de alumínio para bebidas do Brasil, terceiro maior mercado mundial, principal embalagem para cerveja no país e recordista de reciclagem. A Associação trabalha pelo fortalecimento e desenvolvimento do setor de latas de alumínio, com responsabilidade socioambiental. 

Saiba mais em: abralatas.org.br 

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.