O projeto ‘Rua da Cerveja’ criado pela prefeitura do Rio de Janeiro buscando fomentar instalação de cervejarias numa rua histórica do centro da cidade irá ganhar sua primeira fábrica-bar.
A cervejaria Cotovelo irá começar suas obras ocupando dois dos imóveis históricos selecionados para participar do projeto de incentivo de ocupação por cervejarias.
A Rua da Cerveja é uma iniciativa criada pela prefeitura que visa recuperar a Rua da Carioca, uma rua histórica do centro do Rio de Janeiro, o projeto faz parte de um plano maior de redinamização da área central da cidade que também está recebendo projetos de moradia e de produção cultural.
Esta iniciativa foi anunciada no meio do ano passado e até o momento ainda não tinha um projeto concreto de cervejaria que tivesse saído do papel. A prefeitura dará incentivos de até R$ 920 mil para a instalação de cervejarias no local em troca de contrapartidas.
Leia mais:
Como ficou o market share de vendas de cerveja no Brasil em 2023
Produção de lúpulo no Brasil triplica em 2023
A sociedade que criou a Cervejaria Cotovelo e formada por Luís Rogério, da cervejaria Búzios, localizada da Região dos Lagos do Rio, e Edu Pontes, da cervejaria Tio Ruy e o empreendedor Raphael Vidal, o criador do Bafo da Prainha, restaurante localizado no centro do Rio, conhecido por ajudar a reativar culturalmente um pedaço desta região da cidade.
O interessante dessa sociedade é que ela combina conhecimento tanto de negócios ligados a produção de cerveja quanto do serviço e marketing tradicionalmente associados ao centro do Rio de Janeiro.
De acordo com publicação da Veja, a cervejaria Cotovelo, cujo o nome faz referência aos balcões da cidade, buscará inspiração nos tradicionais bares do centro do Rio.
Petiscos tradicionais de botecos cariocas irão ganhar a companhia de cervejas frescas produzidas no local com seus tanques a mostra, enquanto no segundo andar funcionará um salão de samba para o público.
Os sobrados históricos disponíveis para aluguel para o projeto da Rua da Cerveja, possuem entre 300 e 400 m² de área e tem preço de aluguel entre 9 e 15 mil reais por mês.
A inauguração da cervejaria está prevista o mês de setembro de 2024
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.