A embalagem tem papel estratégico na construção do portfólio de uma cervejaria ao endereçar de forma mais apropriada as diversas ocasiões de consumo do produto.
Enxergando essa variável, a cervejaria carioca Three Monkeys acaba de lançar a versão long neck para seu rótulo Classic IPA.
A decisão segue uma tendência que ganhou espaço em 2019, a migração das cervejas de menor complexidade dos portfólios das cervejarias artesanais para embalagens de consumo ocasional e individual como garrafas e latas de menor volume.
Como exemplos desse movimento recente estão as long necks da Belo Horizontina e Capitão Senra da mineira Backer e as garrafas 300 ml dos rótulos Weiss, Cristal e American IPA da cervejaria Baden Baden, uma marca da multinacional Heineken.
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É interessante observar como este movimento faz parte da reacomodação de estilos anteriormente tidos como de topo do segmento há alguns anos atrás que passam a frequentar situações de consumo mais usuais, principalmente do público mais experimentado com as cervejas artesanais.
A utilização de embalagens de menor volume só são atraentes para produtos com bom patamar de comercialização, uma vez que que são necessários ganhos de escala para que a faixa de preço do produto se enquadre num custo/benefício por unidade que seja interessante para o público consumidor.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.