Way Beer lança cerveja collab com tradicional marca de bala de banana Antonina

Imagem: Divulgação

Parceria entre a cervejaria paranaense Way Beer e a tradicional marca de Bala Antonina reflete uma tendência de apelo nostálgico como estratégia de diferenciação no mercado de cerveja artesanal

A cervejaria paranaense Way Beer lançou uma cerveja em colaboração com a histórica Bala de Banana Antonina, marca símbolo do litoral do Paraná. A novidade é uma cerveja ale com adição das balas de banana, que combina leve dulçor, notas frutadas e uma carga simbólica capaz de despertar nostalgia e curiosidade dos consumidores.

Fundada na cidade de Antonina, a Bala de Banana Antonina consolidou-se como patrimônio gastronômico paranaense, com uma história que remonta a mais de 40 anos de produção artesanal. Reconhecida nacionalmente a marca carrega no valor a tradição local e a memória afetiva de diferentes gerações.

A união entre Way Beer e Bala de Banana Antonina evidencia uma estratégia cada vez mais presente no mercado cervejeiro: colaborações com marcas que ativam o imaginário coletivo e dialogam com a cultura regional.

Mais do que criar um novo sabor, a cerveja se insere numa narrativa de resgate e valorização da identidade paranaense, conectando inovação com raízes locais.


Leia mais:

Como ficou o market share de venda de cervejas no Brasil em 2023

Hocus Pocus fatura R$ 20 milhões crescendo mais de 30% no ano


Esse tipo de collab segue uma lógica já bem-sucedida em mercados maduros como o dos Estados Unidos. Por lá, marcas como Yuengling lançaram edições especiais em parceria com a Hershey’s, criando stouts com notas intensas de chocolate, enquanto a Harpoon Brewery uniu forças com a Dunkin’ Donuts para produzir cervejas com infusão de café e donuts. Ambas as iniciativas mostraram como a fusão entre tradição alimentar e criatividade cervejeira pode gerar grande repercussão e engajamento entre diferentes públicos.

Produtos colaborativos com marcas icônicas ganham força especialmente entre consumidores engajados que valorizam autenticidade, storytelling e experiências que transcendem o simples ato de beber. A edição limitada do rótulo deve atrair tanto o público final quanto colecionadores e entusiastas da cultura cervejeira.

Way Beer Antonina valoriza produto tradicional regional

A cerveja Way Beer Antonina é uma Brown Ale que leva em sua receita o autêntico sabor das balas, feitas com bananas cultivadas na região litorânea do Paraná e que são uma das maiores tradições do estado, sendo contempladas com o registro de Indicação Geográfica (IG). O resultado é uma cerveja equilibrada e que comunica brasilidade com 5,1% de teor alcoólico.

Tradicional iguaria do litoral do Paraná, a bala de banana produzida em Antonina ganhou reconhecimento nacional ao conquistar o selo de IG em dezembro de 2020, conferido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O registro atesta a reputação, a identidade e a qualidade únicas do doce, diretamente associadas às características do território e ao saber fazer local.

Feitas com bananas cultivadas na região litorânea paranaense, as balas se tornaram símbolo de identidade e orgulho para os moradores da cidade histórica de Antonina. A empresa Bala de Banana Antonina foi fundada em 1979 pela família Corrêa, que iniciou a venda do produto em barracas às margens da BR-277, estrada que liga Curitiba ao litoral.

“A Way Beer sempre busca inovar, destacando também a preocupação de fomentar a cultura regional. Por isso, esta parceria com a Bala de Banana Antonina veio para somar, oferecendo aos apreciadores de cerveja uma Brown Ale de coloração âmbar, super perfumada e saborosa, perfeita para a comemoração de St. Patrick`s Day. Principalmente pelas balas serem conhecidas também como ‘as balas do papelzinho verde’”, explica o mestre cervejeiro Alessandro Oliveira, da Way Beer.

Com distribuição estratégica e expectativa de forte engajamento em redes sociais e festivais, o lançamento também representa uma oportunidade comercial relevante para ambas as marcas. A collab reforça a capacidade de inovação da Way Beer que faz parte da identidade da marca no mercado de cerveja artesanal, ao mesmo tempo em que projeta a Bala de Banana Antonina para novos públicos e canais.

Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.