Neste artigo você vai ler sobre
Compradores de bebidas alcoólicas em todo o mundo consumiram um total de 248,4 bilhões de litros de álcool em 2018, mas enquanto esse número representa uma diminuição de -1,6% em relação ao ano anterior, novos dados da IWSR fazem previsão que o consumo total de álcool aumentará nos próximos cinco anos, para 256,5 bilhões de litros em 2023.
Em termos de valor de varejo, o mercado global de bebidas alcoólicas em 2018 era pouco mais de US $ 1 trilhão, um número que a IWSR espera crescer 7% até 2023, à medida que os consumidores continuarem a comercializar produtos de maior qualidade. Esses números – e mais de 1,5 milhão de outros pontos de dados – estão incluídos no recém-lançado IWSR Drinks Market Analysis Global Database, que também serão detalhados a seguir.
A cerveja global caiu -2,2% em 2018, impactada em grande parte pela queda de volume na China (-13%). Outros grandes mercados, como os Estados Unidos e o Brasil, também caíram (-1,6 e -2,3%, respectivamente), enquanto o México e a Alemanha registraram crescimento (6,6% e 1%, respectivamente). As perspectivas futuras para a cerveja, no entanto, mostram um quadro mais positivo, já que a categoria deve mostrar um pequeno aumento em 2019 e registrar 0,7% de taxa de crescimento anual 2018-2023.
O maior ganho no consumo global de bebidas alcoólicas em 2018 foi na categoria de gin, que registrou crescimento total de 8,3% em relação a 2017. O gin rosa foi o principal impulsionador do crescimento, ajudando a categoria a vender mais de 72 milhões de caixas no ano passado. Somente no Reino Unido, o gin subiu 32,5% em 2018, e as Filipinas (o maior mercado de gin do mundo) registraram um crescimento de 8%, impulsionado pela expansão do cenário de coquetéis e pela premiunização do mercado.
Até 2023, a categoria de gin deverá atingir 792 milhões de litros em todo o mundo, com um crescimento particularmente forte em mercados chave como o Reino Unido, Filipinas, África do Sul, Brasil, Uganda, Alemanha, Austrália, Itália, Canadá e França.
Leia também: Uma história ilustrada do mercado de cerveja artesanal nos Estados Unidos
Notavelmente, o Brasil emergiu como um novo hotspot para a categoria, com volumes que mais do que dobraram no ano passado e projetaram crescer em 27,5% anualmente no período 2018-2023,
Impulsionada pela inovação em coquetéis de uísque e highballs, a categoria global de uísque aumentou 7% no ano passado, impulsionada em grande parte por uma forte economia indiana (o uísque cresceu 10,5% na Índia, enquanto os consumidores continuam a subir na categoria). Os Estados Unidos e o Japão registraram 5 e 8% de crescimento, respectivamente. A IWSR prevê que o uísque cresça 5,7% anualmente de 2018 a 2023. Além disso, o interesse contínuo em tequila e mezcal (especialmente nos Estados Unidos) e a inovação em mais variantes premium e coquetéis levaram a categoria de bebidas alcoólicas a 5,5% de crescimento global em 2018 – e espera-se que registre um crescimento de 4% nos próximos cinco anos.
A vodka perdeu volume em 2018 (-2,6%), já que o mercado de marcas de preços mais baixos continuou seu declínio na Rússia e na Ucrânia (dois dos maiores mercados para esse produto). Vodkas de preço mais alto, no entanto, mostraram uma tendência mais positiva no ano passado. Entretanto, as perspectivas para a vodka total nos próximos cinco anos permanecem lentas, uma vez que a categoria está prevista em -1,7 % anualmente 2018-2023. Também em declínio está a categoria de licores com sabor (licores), que caiu -1,5% globalmente em 2018. As aguardentes de cana (principalmente cachaça brasileira) caíram -1,6% ano.
Leia também: O que é brewpub / tap room / tasting room? (e qual a diferença entre eles)
O vinho, que registrou forte crescimento global em 2017, perdeu -1,6% em volume em 2018, com o consumo de vinho caindo nos principais mercados, como China, Itália, França, Alemanha e Espanha (o mercado dos EUA estava estável). No entanto, embora os consumidores estejam bebendo menos vinho, eles estão cada vez mais bebendo de preços mais elevados.
Globalmente, o valor de varejo do vinho é projetado em US $ 224,5 bilhões até 2023, acima dos US $ 215,8 bilhões em 2018. O ponto positivo no volume de vinho é a categoria de vinho espumante, que deve mostrar um taxa de crescimento de 1,17 % anual nos próximos cinco anos até 2023, impulsionado em grande parte pelo prosecco.
As marcas de baixo teor e nenhum álcool estão mostrando um crescimento significativo nos principais mercados, à medida que os consumidores buscam cada vez mais produtos chamdos de “better for you” e exploram maneiras de reduzir o consumo de álcool. O crescimento de cerveja sem álcool é esperado em 8,8% e cerveja com baixo teor alcoólico em 2,8%. O vinho sem álcool está previsto em 13,5% e o vinho com baixo teor alcoólico em 5,6%. O crescimento de bebidas não alcoólicas está previsto em 8,6%, todas essas taxas anuais de 2018-2023.
Leia também: Revolução da cerveja artesanal nos EUA continua firme, mas numa nova fase
“Todos os anos nossos analistas passam meses viajando pelo mundo para falar com fornecedores, atacadistas, varejistas e outros profissionais de bebidas alcoólicas para avaliar o que está acontecendo mercado a mercado neste negócio em rápida mudança”, disse Mark Meek, CEO da IWSR. “Os dados brutos que coletamos são extremamente valiosos, mas igualmente importante é o que esses dados nos dizem em termos de tendências, desafios e oportunidades que o setor enfrenta.”
Fique online com nossas publicações. Curta nossa página no Facebook!
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.