A cervejaria cigana 3 Cariocas, do Rio de Janeiro, acaba de atingir a meta de 2 milhões de reais, estabelecida pouco mais de 2 meses atrás, em um investimento de equity crowdfunding, se tornando a maior captação até hoje no Brasil nessa modalidade de investimento.
Esta forma inovadora de financiamento foi bastante utilizada pela cervejaria escocesa Brewdog para alavancar seus projetos e serviu de inspiração para a brasileira.
Vamos ver nesta análise como isto funcionou e qual o futuro da cervejaria a partir deste investimento.
Leia mais: O que esperar do mercado de cervejas no Brasil em 2019
Um equity crowdfunding é um modelo de investimento que tem ganho muita força em todo o mundo, onde através de uma plataforma online um grupo de pessoas investe no projeto de uma empresa e em troca recebe uma pequena parte da mesma.
Diferente dos modelos de financiamento coletivos normais (crowdfundings), como os das plataformas catarse e kickante, que funcionam como uma pré-compra, onde financiadores recebem em troca um produto exclusivo ou outro tipo de prêmio, num equity crowdfunding o financiador se torna um sócio minoritário da empresa investida a partir de um determinado ponto.
O equity crowdfunding é um modelo de investimento que foi regulamentado em julho de 2017 pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) passando a ter regras claras, sendo 9 as empresas autorizadas pela CVM para operar como plataformas neste mercado.
Um projeto de equity crowdfunding se inicia com o envio do projeto de uma empresa para o processo de seleção da plataforma, que possui uma série de critérios como avaliação do potencial de escalabilidade do modelo de negócios, da competência da equipe, e do valor da empresa medido através do seu faturamento. Esta etapa funciona como pré filtro para selecionar negócios com qualidade e potencial de crescimento que no caso da eqseed, plataforma do investimento da 3 cariocas, resulta em apenas 1% das empresas selecionadas dentre as inscritas.
Segue-se então para a fase de captação, onde uma fatia da empresa — que no caso da 3 cariocas foi de 24 % — é oferecida e dividida em blocos para que os investidores possam adquiri-los. Apresentações, informações financeiras e jurídicas da empresa são disponibilizadas para a avaliação dos investidores. A oferta fica disponível durante um período determinado até que todos os blocos sejam adquiridos, sendo a meta a soma do valor de todos os blocos. Caso a meta não seja batida os investidores recebem de volta o dinheiro comprometido no investimento.
No caso da 3 Cariocas foram colocados a disposição 400 blocos, valendo 5 mil reais cada, representando o valor de 2 milhões de reais por 24% da empresa. As 400 cotas foram adquiridas por 145 investidores, que foram angariados ao longo de 76 dias, resultando numa média de 26 mil reais investidos na empresa por dia ao longo da etapa de captação.
Leia mais: Vendas de Heineken batem no teto no Brasil em 2018, um bom sinal para a cerveja artesanal
O caso mais emblemático de cervejaria que alcançou financiamentos através de equity crowdfundings é o da famosa cervejaria escocesa Brewdog que realizou sua primeira rodada na modalidade em 2010, e teve sua empresa avaliada em 23 milhões de libras logo após o investimento (cerca de R$64 milhões na época).
Desde então a cervejaria realizou diversas outras rodadas, estando inclusive com uma em aberto no momento, a Equity for Punk Vvisando crescimento da produção da empresa
A Brewdog apresenta periodicamente seus resultados aos investidores, chamados de “equity punks” , e organiza uma festa anual para eles. Os equity punks já somam mais de 80 mil pessoas e formam uma espécie de comunidade apoiadora da marca.
Em abril de 2017 um fundo privado americado adquiriu 22% da Brewdog, avaliando a empresa em 1 bilhão de libras e os investidores da rodada inicial de equity crowdfunding de 2010 tiveram o direito de vender suas cotas por 28 vezes o valor que as adquiriram. Até as pessoas que investiram na equity for punks — nome dado pela cervejaria para as rodadas — do ano anterior tiveram um retorno de 2,6 vezes do valor investido.
A primeira cervejaria no Brasil a utilizar este formato de investimento foi a cervejaria Leuven de Piracicaba, que realizou seu primeiro equity crowdfunding em novembro de 2017 tendo sucesso em angariar R$ 1,5 milhões de reais, e extrapolou a meta para R$ 1,67 milhões. Após esta rodada a mesma cervejaria está lançando agora uma outra, visando ampliação do primeiro projeto que deu início a construção de sua nova fábrica dentro de uma usina histórica de cana-de-açúcar. Esta rodada foca na construção do bar da fábrica que adicionará 300 metros quadrados a unidade.
Para além da mera captação, a realização de um equity crowdfunding é um momento de geração de valor para a marca que cria engajamento com os participantes e comunica ao seu público direto o senso comunitário e de crescimento coletivo que é um dos grandes valores que permeiam o universo da cerveja artesanal.
Apesar dos casos de sucesso, o investimento através de equity crowdfunding em empresas em fases iniciais apresenta riscos financeiros e deve ser utilizado apenas como parte de uma carteira de investimentos para que seu risco inerente seja diluído.
A 3 Cariocas inciou suas atividades usando o modelo cigano em 2014, onde a produção é realizada em fábricas terceirizadas. No mesmo ano em sua primeira participação no festival Mondial de La Biere Rio a cervejaria faturou a medalha de platina, o prêmio máximo do evento, com sua única cerveja até então, a Session IPAnema.
Após 4 anos, a empresa diversificou seu portfólio e construiu uma marcareconhecida estando entre as referências de cervejarias do Rio de Janeiro, aumentando consistentemente seu volume de vendas e tendo aberto a pouquíssimo tempo seu primeiro bar próprio, o 3C Tap House.
A busca do equity crowdfunding tevecomo objetivo principal alcançar o capital necessário para a construção de sua fábrica que ficará localizada na região central da cidade do Rio de Janeiro.
O propósito da fábrica, para além da produção própria que dará a cervejaria uma série de flexibilidades que os ciganos não possuem, é ter o conceito de cervejaria destino, que são cervejarias que possuem no local de produção um ambiente de consumo,eventos e convivência que se tornam um ponto de transmissão dos valores e da experiência da marca, conceito este que tem se espalhado pelo mundo.
Tal qual os acionistas da Brewdog, os investidores do 3C EQUITY — nome dado a rodada de investimentos — também terão um evento anual para divulgação de resultados, além de uma série de vantagens exclusivas.
Certamente, uma página importante do mercado carioca de cervejas que tem se tornado extremamente disputado nos anos recentes estará sendo iniciada com os 3 + 145 Cariocas.
Aproveite para seguir a Catalisi nas redes sociais.
Veja nosso conteúdo Facebook | Instagram