A cevejaria cigana Perro Libre, originária de Porto Alegre, lançou no último dia 02/08 seu primeiro taproom na capital paulistana.
O bar que fica no bairro de Pinheiros é a segunda incursão da cervejaria em pontos de venda direto ao consumidor, a Perro já possuía um taproom na capital gaúcha inaugurado em março de 2017. Esse tipo de estabelecimento favorece que a cervejaria apresente mais diretamente o conceito de sua marca através de elementos visuais, comidas, música, programação e lógico através do serviço aos clientes.
O ambiente do bar comporta no total cerca de 120 pessoas, sendo dividido entre mesas do deque e jardim e mesas coletivas no interior do salão. O local é pet friendly.
A casa paulista, assim como a de Porto Alegre, aposta num conceito de auto-serviço de cerveja que vem ganhando espaço nos pontos de venda das artesanais. O sistema desenvolvido pela empresa mytapp permite que o consumidor se sirva sozinho e na quantidade que desejar através de um cartão que pode ser pré-carregado ou vinculado a um cartão de crédito.
Cada uma torneira das 15 torneiras da casa é equipada com um tablet que conta com informações da cerveja plugada e seu respectivo preço por 100 ml. Enquanto a pessoa se serve a tela informa o volume e o preço que está sendo consumido. As torneiras em maioria contam com cervejas da Perro, mas contam também com espaço para convidadas.
Os chopes fixos serão NeoPils, American Pale Lager, APA e a IPA. Outras torneiras contaram com rótulos temporários como a Salar de Uyuni Gose e a Catharina Sour Café. Um ponto interessante é que a câmara fria das cervejas é compartimentada, de modo que determinados grupos de cervejas fiquem em temperaturas diferentes dos outros, cada uma mais adequado ao seu estilo. A oferta de cerveja é complementada por produtos em lata da cervejaria e receberá em breve um growler station.
A dinâmica deste tipo de auto-serviço favorece uma das características do consumidor de cerveja artesanal que é a de provar diversos estilos sem compromisso. Com o auto-serviço em quantidades não limitadas o cliente pode pegar diversas “provinhas” de cerveja e caso decida, pode consumir alguma em maior quantidade.
Para além das cervejas a casa conta com uma linha de drinks que utilizam elementos cervejeiros da Perro Libre, como por exemplo uma redução de sua American Pale Lager SAO, agregando mais valor aos seus produtos através de uma preparação elaborada.
Na parte gastronômica a casa conta com uma cozinha inspirada na latino-américa, trazendo para o menu comidas que passeiam por Bolívia, Uruguai, Peru e Brasil como o sanduíche de chola e o ceviche de peixe branco.