O valor de marca da cerveja Corona Extra cresceu 40%, de acordo com a consultoria especializada na avaliação de marcas Brand Finance, atingindo 10,4 bilhões de dólares o que a levou a retornar ao posto de marca de cerveja mais valiosa do mundo no relatório publicado da empresa publicado recentemente.
O aumento de valor de marca da Corona fez com com que ela ultrapassasse a Heineken que havia assumido a posição no ano passado. Corona esteve no posto de cerveja mais valiosa do mundo entre 2019 e 2022.
Na metodologia utilizada pela Brand Finance, a marca é definida como um ativo intangível relativo ao marketing. Isso inclui, nomes, termos, sinais, símbolos, logotipos e designs, destinados a identificar bens, serviços ou entidades, criando imagens e associações distintas nas mentes das partes interessadas, gerando assim benefícios econômicos para as mesmas.
No mercado de cerveja essa dimensão do produto é fundamental para proporcionar reconhecimento, associação a ocasiões de consumo e gerar valor, o que determina a predisposição que se consuma uma determinada marca da bebida. A marca para as grandes cervejarias quase sempre é um dos ativos mais valiosos para a empresa.
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Apesar das fortes desafios econômicos que foram sentidas em todo o mundo, a maior parte das marcas de cerveja no top 10 do relatório da Brand Finance viu o seu valor aumentar. Apenas a Bud Light, que passou de 5,95 mil milhões de dólares em 2023 para 5,43 mil milhões de dólares em 2024, e a Kirin, que passou de 3,16 mil milhões de dólares para 3,13 mil milhões de dólares, diminuíram de valor em relação ao ano passado.
A marca Corona ganhará um destaque especial no ano de 2024 por ter se tornado a primeira marca de cerveja da história a patrocinar os Jogos Olímpicos, com a marca de cerveja sem álcool Corona Cero que será uma das patrocinadoras dos Jogos de Paris.
Corona, assim como outras marcas do grupo mexicano Modelo, pertence a AB InBev em todo o mundo, exceto nos EUA onde as marcas tiveram que ser vendidas para Constellation Brands devido a uma decisão do ´órgão garantidor de concorrência norte-americano.
Além de Corona, outras marcas de cerveja mexicanas experimentaram crescimento do valor de marca no ano passado, revelando a força de marcas com apelo ligado a vida na praia e latinidade.
Quatro marcas de cerveja mexicanas além de Corona se destacaram no ranking da Brand Finance. Modelo Especial (valor da marca aumentou 24%, para US$ 5,2 bilhões), Tecate (valor da marca aumentou 26%, para US$ 2,0 bilhões), Victoria (valor da marca aumentou 22%, para US$ 1,5 bilhão), e Dos Equis XX (aumento de 16% para 841 milhões de dólares).
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.