Número de cervejarias registradas do Brasil ultrapassa 1.800 unidades em 2023

Imagem: Catalisi

Número de cervejarias registradas no Brasil cresce 6,8% em 2023, com novas 118 cervejarias no balanço do país

O número de cervejarias registradas no Brasil em 2023 foi reportado pelo Anuário da Cerveja 2024, relatório produzido pelo Ministério da Agricultura (MAPA) que disponibiliza anualmente dados sobre o número de registros de cervejarias e produtos no país.

De acordo com a publicação, o Brasil atingiu a marca de 1.847 cervejarias registradas apresentando o menor crescimento em número de registro de novas fábricas dos últimos oito anos e a primeira vez a ficar abaixo de 2 dígitos percentuais dos últimos 13 anos.

Cabe pontuar que o número de cervejarias registradas reportado pelo Anuário da Cerveja não contabiliza cervejarias que operam exclusivamente com terceirização da produção, as chamadas cervejarias ciganas. Essas empresas não possuem especificamente um registro de cervejaria.

Outro ponto a ser destacado é que o número de cervejarias registradas do Anuário não significa exatamente o número de cervejarias realmente em operação durante aquele ano. O número de cervejarias em operação é tipo de dado utilizado pela Brewers Association para avaliar o mercado norte-americano, por exemplo.


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Número de cervejarias no Brasil apresenta o menor crecimento dos últimos 8 anos

O Brasil ao atingir a marca de 1.847 cervejarias registradas em 2023 apresentou o menor crescimento de registro de novas fábricas dos últimos 8 anos, com a adição de 118 novas cervejarias no país. O maior crescimento em registros de cervejarias da série histórica acompanhada pelo MAPA se deu em 2019 com um saldo de 320 novas cervejarias registradas.

Desse total de cervejarias registradas, 55 pertencem aos grandes grupos dominantes do mercado que são Ambev, Heineken e Grupo Petrópolis. O restante é formado por desde cervejarias muito pequenas com raio de atuação exclusivamente local até cervejarias de médio porte que operam com foco regional.

Em termos percentuais, o número de cervejarias registradas em 2023 representou um crescimento de 6,8% que é a menor taxa de crescimento de registros dos últimos 18 anos e a primeira vez nos últimos 13 anos que este percentual fica abaixo de 2 dígitos.

Acompanhar o número de aberturas e fechamentos de microcervejarias bem como sua dispersão por diferentes regiões oferece informações relevanres de como o mercado para pequenas cervejarias tem evoluído por permitr verificar o apetite por abertura de novos negócios neste segmento, bem como sua taxa de sucesso.

Sul e sudeste representam mais de 85% das cervejarias registradas

As regiões sul e sudeste tiveram um crescimento percentual de 13,9% no registro de cervejarias. A região sul representa 39,6%, com 731 cervejarias enquanto o sudeste representa 46,3%, com 856 cervejarias registradas, em relação ao panorama total nacional.

São Paulo continua como estado com maior número de cervejarias registradas no país, se tornando o primeiro a ultrapassar a marca de 400 estabelecimentos, com 410 cervejarias. Em seguida estão Rio Grande do Sul (335), Minas Gerais(235), Santa Catarina (225) e Paraná (171) formando os 5 primeiros.

Número de cidades com ao menos uma cervejaria cresceu no Brasil

O número de municípios com pelo menos uma cervejaria chegou a 771, um crescimento também de 6,8% em relação ao ano passado. Estatisticamente, o levantamento aponta pelo menos uma cervejaria registrada em 13,8% dos municípios brasileiros.

A cidade de São Paulo se mantém como a de maior número de cervejarias registradas com total de 61 estabelecimentos , seguido por Porto Alegre (RS), com 43, e Curitiba (PR) com 26, Caxias do Sul (RS) com 23 e Nova Lima (MG) 22.

Já a novidade sinalizada no Anuário é que Farroupilha/RS e Goiânia/GO passaram a constar na lista de cidades brasileiras com 10 ou mais cervejarias registradas. Agora, são 23 cidades que figuram essa lista, sendo 12 situadas no Sudeste, oito no Sul, duas no Centro-Oeste e uma no Nordeste.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.