Vendas de cerveja artesanal caem, mas número de cervejarias cresce nos EUA

Imagem: Catalisi

Estados Unidos têm queda na venda cerveja artesanal mas continua com o aumento do número de cervejarias artesanais independentes

A Brewers Association, entidade que representa interesses das cervejarias artesanais independentes dos Estados Unidos publicou relatório sobre a evolução do mercado norte americano no primeiro semestre de 2023.

O relatório mostrou um volume de vendas decrescente de cerveja artesanal para as cervejarias independentes, com dinâmica diferentes entre distribuição e venda direta, mas um aumento do número de cervejarias no país em relação a 2022.

O ano de 2022 marcou um número recorde de cervejarias operando nos EUA com o país atingindo mais de 9.000 cervejarias em operação, a vasta maria delas composta por pequenas cervejarias artesanais.

Após anos de crescimento , a indústria americana de cerveja artesanal continua seu caminho de consolidação com um número ainda crescente de cervejarias, mas uma queda nas vendas de cerveja artesanal embalada de cervejarias independentes, de acordo com os resultados de uma pesquisa de meio de ano divulgada recentemente pela Brewers Association .


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Os resultados da pesquisa estão em linha com as tendências do setor para o ano de 2022, com a indústria entrando em uma era de amadurecimento com um declínio de um dígito de -2% no nas vendas. 

Ao se dividir este resultado entre os canais de distribuição, as vendas de cerveja artesanal embalada de cervejarias independentes caíram -3% em relação ao ano anterior, mas melhoraram desde o primeiro trimestre de 2023, quando caíram -9%. Distribuidores e varejistas têm reduzido seu foco em artesanais através de distribuição e buscado crescimento em outros segmentos, mas há sinais de que as piores reduções podem já ter passado.

Já as vendas diretas de cervejarias apresentaram melhores resultados do que àquelas realizadas através de distribuição, favorecendo modelos de negócios focados em hospitalidade. Vendas no próprio local de cervejarias estão em alta e isso tem ampliado a participação de cervejaria de menor porte que apresentam um modelo de negócio focado em cerveja vendida direto de suas torneiras e também na distribuição de barris.

A menor atratividade observada na distribuição de cerveja artesanal nos EUA foi evidenciada na recente saída, parcial ou total, de gigantes do mercado de bebidas do segmento como AB InBev que vendeu parte de suas cervejarias e também a Constellation Brands que vendeu todas as artesanais que possuía.

Número de cervejarias nos Estados Unidos continua subindo

O número de cervejarias artesanais independentes ativas aumentou de 9.119 em junho de 2022 para 9.336 em junho de 2023, com o número total de cervejarias (que conta com cervejarias fora da definição de cervejaria artesanal da BA) subindo de 9.242 para 9.456. Neste mercado em amadurecimento, o crescimento explosivo dos anos anteriores diminuiu, mas as aberturas continuam superando ligeiramente os fechamentos, e as cervejarias estão encontrando sucesso em nichos onde podem ser bem sucedidas.

No geral, as cervejarias artesanais continuam enfrentando ventos econômicos contrários nas frentes de negócios e consumidores. Do ponto de vista comercial, os custos de empréstimos continuam a aumentar e, embora os aumentos de custos de insumos tenham se estabilizado, eles permanecem elevados em relação aos níveis anteriores. 

Enquanto isso, evidências crescentes mostram que a inflação está corroendo a capacidade de compra dos consumidores e diminuindo suas reservas econômicas, e o iminente reinício dos pagamentos de empréstimos estudantis nesta queda pode impactar o poder de compra do consumidor durante a segunda metade do ano.

“O otimismo está no horizonte, já que a pesquisa do meio do ano mostra esperança de melhores tendências no futuro”, refletiu Bart Watson, economista-chefe da Brewers Association. “Coletivamente, as cervejarias artesanais ainda precisam de novas ideias e novas estratégias para ir além do normal atual, que é um ambiente de crescimento lento. A demanda por artesanais não vai a desaparecer e há muitas oportunidades de crescimento em novos canais, ocasiões e clientes.”

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.