Gigante das bebidas nos EUA se desfaz de todas suas cervejarias artesanais

Gigante das bebidas nos Estados Unidos se desfaz de suas últimas marcas de cervejas artesanais devolvendo-as para seus fundadores

A gigante do mercado norte-americano Constellation Brands está desembarcando do mercado de cervejas artesanais com a venda de suas duas últimas marcas, Funky Buddha e Four Corners, de volta para seus respectivos fundadores.

Em 2019 a Constellation já havia vendido outra marca de cervejaria artesanal, a Ballast Point, para uma microcervejaria dos Estados Unidos.

De acordo com um comunicado da Funky Buddha , o casal Ryan e KC Sentz fundadores da cervejaria e a Constellation concordaram que agora é o momento ideal para os proprietários originais recuperarem o controle da empresa e se concentrarem na inovação de bebidas, novas experiências de consumo e linhas de produtos adicionais. 

O comunicado acrescentou que o portfólio de cervejas permanecerá disponível para distribuição e a adição de novos produtos é esperada – com ideias de produtos inovadores já em andamento.


Leia também:

As 50 maiores cervejarias artesanais dos EUA de 2022


“A inovação em bebidas sempre foi nossa maior força, e Ryan e sua equipe têm algumas ideias incríveis em andamento”, disse KC Sentz , proprietário e cofundador da Funky Buddha Brewery. “À medida que nos aproximamos do nosso 10º aniversário, parece ser o momento perfeito para o nosso negócio evoluir e reacender a paixão da comunidade por bebidas artesanais”.

A Funky Buddha foi fundada em 2010 em Boca Raton, Flórida, pelo marido e mulher Ryan e Giani Sentz. À medida que a demanda pelas cervejas Funky Buddha’s crescia, Ryan e Giani convidaram o irmão de Ryan, KC Sentz, e sua esposa Melissa Sentz, para ingressar no negócio. Em 2013, a família Sentz fundou a Funky Buddha Brewery, localizada no efervescente Culinary Arts District de Oakland Park. A marca foi adquirida pela Constellation Brands em 2017 por um valor não revelado onde passou por um rebranding.

Essa aquisição ocorreu dois anos depois que a Constellation fez sua primeira incursão no mercado de cervejas artesanais com a compra da Ballast Point Brewing em um negócio de US$ 1 bilhão, a marca foi vendida 2 anos depois por apenas US$ 40 milhões.

“Gostamos de trabalhar com a Constellation e aprendemos muito com eles. À medida que embarcamos no próximo capítulo, planejamos ultrapassar os limites e criar experiências de consumo totalmente novas com cerveja e outras bebidas”, acrescentou Ryan Sentz , proprietário e cofundador. “Estaremos servindo boas vibrações nas nossas torneiras por muitos anos.”

Adicionalmente, a Constellation também vendeu a marca de cerveja artesanal texana Four Corners Brewing de volta para seus proprietários originais. A Four Corners foi fundada por três amigos – George Esquivel, Greg Leftwich e Steve Porcari – em 2012. 

Baseado nas raízes do Texas, o portfólio da Four Corners reproduz estilos, sabores e marcas hispano-americanas que complementavam o portfólio de marcas de cerveja da Constellation.

Constellation Brands preferiu focar seus esforços em marcas mexicanas

Após sua temporada dentro do mercado de cervejas artesanais a Constelation Brands não atingiu o nível de retorno esperado dentro do segmento e enquanto isso viu seu portfólio de marcas de cervejas lagers mexicanas como Modelo e Corona (chamada nos EUA de Mexican lagers) expandindo em vendas de fora acelerada.

Com isso, nos últimos anos a Contellation decidiu desembarcar gradualmente da totalidade de suas marcas de cerveja artesanal adquiridas e focar investimentos em Mexican lagers e outras marcas premium do mercado de bebidas.

O mercado de cervejas artesanais nos Estados Unidos, mas especificamente aquelas ligadas ao modelo de distribuição, têm passado por um momento de desaceleração acentuada recentemente após mais de uma década de crescimento constante

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.