Cervejarias artesanais dos EUA tiveram volume estagnado em 2023 de acordo com BA

Brewers Association reporta estagnação do volume de vendas de artesanais independentes apesar de crescimento de share nos EUA em 2023

A  Brewers Association  (BA) – a associação comercial que representa as cervejarias artesanais americanas pequenas e independentes (definidas aqui) – divulgou os números anuais de produção e seu ranking para a indústria cervejeira artesanal dos EUA de 2022.

No ano passado, as cervejarias artesanais independentes norte-americanas produziram coletivamente 24,3 milhões de barris de cerveja (28,5 milhões de hectolitros), em paridade com os números de 2021 , e a participação no mercado geral da cerveja artesanal em volume cresceu 0,1%, para 13,2%, acima dos 13,1% do ano anterior.

A paridade reportada pela BA na realidade foi um pequena queda inferior a 0,1%, equivalente a 500 mil barris (cerca de 590 mil hectolitros) ao se comparar com o volume produzido pelas independentes em 2021.

O volume total produzido pelas cervejarias artesanais dos EUA ainda não voltou a atingir seu volume pré-pandemia de 2019 que foi de 26,3 milhões de barris.


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Apesar da referida estagnação a fatia das artesanais sobre o mercado geral apresentou um leve crescimento de 0,1% devido a queda do mercado geral de cerveja que recuou 3% em 2022 nos EUA.

Isso ocorreu a despeito do crescimento do número de cervejarias artesanais independentes que ultrapassaram mais de 9.500 unidades no país, número recorde na história norte-americana do setor.

O número de cervejarias artesanais em operação continuou a subir em 2022, atingindo o recorde histórico de 9.552, incluindo 2.035 microcervejarias, 3.418 cervejarias, 3.838 cervejarias artesanais e 261 cervejarias artesanais regionais. A contagem total de cervejarias em operação nos EUA foi de 9.709, acima das 9.384 em 2021. Ao longo do ano, houve 549 novas aberturas de cervejarias e 319 fechamentos. As aberturas diminuíram pelo segundo ano consecutivo, com o declínio contínuo refletindo um mercado mais maduro. A taxa de fechamento aumentou em 2022, mas continuou relativamente baixa, em torno de 3%.

Cervejarias de venda direta cresceram enquanto distribuição recuou

Enquanto a maturidade e os desafios atuais tornem difíceis o crescimento do setor artesanal independente de forma conjunta nos EUA, o resultado tem sido diferente a depender do modelo de negócio.

Enquanto cervejarias com foco em distribuição tem sofrido e perdido volume de vendas, cervejarias com foco em venda direta ainda experimentaram uma expansão, por poderem realizar vendas no local o que ainda se encontrava prejudicado ao longo de 2021 com impactos da pandemia.

O valor em dólares de vendas para o setor foi estimado em $ 28,4 bilhões, representando uma participação de mercado de 24,6% do mercado de cerveja geral e um crescimento de 6% em relação a 2021. 

O crescimento de valor das vendas foi mais forte do que o volume devido ao preço, com o aumento de participação de cervejarias menores – que têm maior probabilidade de vender no próprio local e por meio de barris distribuídos – bem como a mudança contínua de canais de venda de volta para o “on trade”, que tem um valor médio mais alto. 

As cervejarias artesanais geraram 189.413 empregos diretos, um aumento de 9% em relação a 2021, impulsionado tanto pelo crescimento no número de cervejarias quanto por uma mudança contínua para modelos de negócios focados em hospitalidade.

“2022 apresentou aos pequenos cervejeiros uma série de desafios, incluindo o aumento dos custos operacionais e de material e o aumento da concorrência, principalmente na distribuição”, disse Bart Watson, economista-chefe da Brewers Association. “Neste mercado cada vez mais maduro e competitivo, o crescimento coletivo da categoria é difícil de acontecer.”

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.