A Brewers Association (BA) – a associação comercial que representa as cervejarias artesanais americanas pequenas e independentes (definidas aqui) – divulgou os números anuais de produção e seu ranking para a indústria cervejeira artesanal dos EUA de 2022.
No ano passado, as cervejarias artesanais independentes norte-americanas produziram coletivamente 24,3 milhões de barris de cerveja (28,5 milhões de hectolitros), em paridade com os números de 2021 , e a participação no mercado geral da cerveja artesanal em volume cresceu 0,1%, para 13,2%, acima dos 13,1% do ano anterior.
A paridade reportada pela BA na realidade foi um pequena queda inferior a 0,1%, equivalente a 500 mil barris (cerca de 590 mil hectolitros) ao se comparar com o volume produzido pelas independentes em 2021.
O volume total produzido pelas cervejarias artesanais dos EUA ainda não voltou a atingir seu volume pré-pandemia de 2019 que foi de 26,3 milhões de barris.
Leia mais:
Lohn Bier amplia sua capacidade de produção para 450 mil litros
Praya Puro Malte: Better Drinks investe R$ 2,5 milhões em novo rótulo
Apesar da referida estagnação a fatia das artesanais sobre o mercado geral apresentou um leve crescimento de 0,1% devido a queda do mercado geral de cerveja que recuou 3% em 2022 nos EUA.
Isso ocorreu a despeito do crescimento do número de cervejarias artesanais independentes que ultrapassaram mais de 9.500 unidades no país, número recorde na história norte-americana do setor.
O número de cervejarias artesanais em operação continuou a subir em 2022, atingindo o recorde histórico de 9.552, incluindo 2.035 microcervejarias, 3.418 cervejarias, 3.838 cervejarias artesanais e 261 cervejarias artesanais regionais. A contagem total de cervejarias em operação nos EUA foi de 9.709, acima das 9.384 em 2021. Ao longo do ano, houve 549 novas aberturas de cervejarias e 319 fechamentos. As aberturas diminuíram pelo segundo ano consecutivo, com o declínio contínuo refletindo um mercado mais maduro. A taxa de fechamento aumentou em 2022, mas continuou relativamente baixa, em torno de 3%.
Enquanto a maturidade e os desafios atuais tornem difíceis o crescimento do setor artesanal independente de forma conjunta nos EUA, o resultado tem sido diferente a depender do modelo de negócio.
Enquanto cervejarias com foco em distribuição tem sofrido e perdido volume de vendas, cervejarias com foco em venda direta ainda experimentaram uma expansão, por poderem realizar vendas no local o que ainda se encontrava prejudicado ao longo de 2021 com impactos da pandemia.
O valor em dólares de vendas para o setor foi estimado em $ 28,4 bilhões, representando uma participação de mercado de 24,6% do mercado de cerveja geral e um crescimento de 6% em relação a 2021.
O crescimento de valor das vendas foi mais forte do que o volume devido ao preço, com o aumento de participação de cervejarias menores – que têm maior probabilidade de vender no próprio local e por meio de barris distribuídos – bem como a mudança contínua de canais de venda de volta para o “on trade”, que tem um valor médio mais alto.
As cervejarias artesanais geraram 189.413 empregos diretos, um aumento de 9% em relação a 2021, impulsionado tanto pelo crescimento no número de cervejarias quanto por uma mudança contínua para modelos de negócios focados em hospitalidade.
“2022 apresentou aos pequenos cervejeiros uma série de desafios, incluindo o aumento dos custos operacionais e de material e o aumento da concorrência, principalmente na distribuição”, disse Bart Watson, economista-chefe da Brewers Association. “Neste mercado cada vez mais maduro e competitivo, o crescimento coletivo da categoria é difícil de acontecer.”
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.