Infográfico: Cerveja artesanal cresceu 4% em 2019 nos EUA

Mercado de cerveja nos EUA manteve a tendência geral de queda (2%) com crescimento de vendas das cervejas artesanais segundo a Brewers Association

A Brewers Association, associação comercial que representa cervejarias artesanais pequenas e independentes, publicou os números de crescimento anuais para a indústria da cerveja artesanal os EUA. Em 2019, os fabricantes de cerveja pequenos e independentes produziram coletivamente 3,08 bilhões de litros de cerveja e obtiveram um crescimento total de pouco menos de 4%, aumentando a participação geral do mercado de cervejas artesanais em volume para 13,6%.

O valor em dólares de varejo foi estimado em US $ 29,3 bilhões, representando 25,2% de participação no mercado e 6% de crescimento em relação a 2018. O crescimento de cervejarias pequenas e independentes ocorreu em um mercado total de cerveja em queda (considerando o mercado total com os grandes conglomerados), que caiu 2% em volume em 2019. As cervejarias artesanais forneceram mais de 160.000 empregos diretos, um aumento de 7% em relação a 2018.

“Pequenos fabricantes de cerveja independentes continuaram servindo como criadores de empregos, fortes colaboradores econômicos e pólos comunitários em 2019, enquanto as remessas para distribuidores mantiveram uma taxa de crescimento bastante estável em 2019 e continuaram a ganhar participação no mercado de cervejas”, disse Bart Watson, economista-chefe, Brewers Association.

Havia 8.275 cervejarias artesanais em operação em 2019, incluindo 2.058 microcervejarias, 3.011 cervejarias, 2.966 cervejarias baseadas em taproom e 240 cervejarias artesanais regionais. Ao longo do ano, houve 942 novas aberturas de cervejarias e 294 fechamentos.


Leia mais:

Petroleum é Nosso – Filmes para entender o mercado de cerveja


Cervejaria Dogma investe R$ 2 milhões para construir fábrica própria em São Paulo


“Embora os fabricantes de artesanais entrem em 2020 com uma base sólida, o cenário das cervejas é dramaticamente diferente hoje do que há apenas alguns meses atrás. As cervejarias enfrentarão novas realidades devido à pandemia com fechamentos prolongados, fluxo de caixa apertado, mudanças societárias e outras variáveis ​​econômicas em jogo. Esses números de 2019 nos permitirão ver o quanto o COVID-19 afeta a produção e os empregos de pequenas cervejarias ”, acrescentou Watson.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.