Filmes para aprender sobre o mercado de cerveja durante a quarentena

A Catalisi irá indicar uma série de filmes que auxiliam na compreensão do mercado de cerveja começando por Petroleum é Nosso

A Catalisi irá indicar uma série de filmes que auxiliem na compreensão do mercado de cerveja, aproveitando a possibilidade de investimento de tempo durante a fase de quarentena.

Filmes, sejam eles de longa ou curta duração, são uma ótima via auxiliar de verificação e entendimento de como mercados evoluem e funcionam.

Publicidade

A primeira indicação desta série será o documentário Petroleum é Nosso: A Ebulição da Cerveja Artesanal no Brasil, protagonizado pelos três sócios da cervejaria paranaense DUM: Murilo Henrique, Julio Amorim e Luiz Felipe, sendo este formado em cinema, e diretor do filme.

Enquanto o filme narra a concepção da cerveja Petroleum, uma multi-premiada Russian Imperial Stout desenvolvida pela DUM – mais popularmente conhecida pela versão concedida de produção a cervejaria Wals -, a saga também revela um panorama de 10 anos, a partir de 2008, do desenvolvimento do cenário do mercado de cerveja artesanal no Brasil.


Leia mais:

Cervejaria Seasons se junta a Leuven e Schornstein e se funde a CBCA


Infográfico: Market Share da venda de cervejas no Brasil em 2019


Petroleum é nosso é o melhor registro audiovisual existente até o momento para compreender o início do desenvolvimento do mercado de cerveja artesanal nacional.

Durante o longa são apresentados diversos personagens que gradualmente vão passando a representar uma boa parte das cervejarias que nortearam a inserção inicial de microcervejarias no mercado brasileiro.

Estão lá os fundadores das primeiras marcas a ganhar destaque comercial como Eisenbahn, Colorado e Amazon, juntamente a uma série de players que foram adicionando outras camadas de desenvolvimento a cerveja artesanal brasileira como a gaúcha Seasons, a paranaense Bodebrown e até nomes internacionais como Greg Koch, fundador da norte-americana Stone Brewing.

Petroleum é Nosso fornece um panorama bastante informativo sobre o início da revolução cervejeira no país, mostrando o pensamento das pessoas que começaram a fazer este movimento acontecer.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas