Constellation Brands vende Ballast Point para pequena cervejaria do centro-oeste americano

Constellation Brands, terceira maior cervejaria dos EUA, vende a cervejaria Ballast Point que havia sido adquirida em 2015 por 1 bilhão de dólares

Enquanto 2019 vai chegando ao fim, mais uma notícia de venda entre as grandes cervejarias dos Estados Unidos é anunciada ao público.

A gigante Constellation Brands, terceira maior cervejaria norte americana (atrás apenas da AB InBev e da Miller Coors) declarou que está vendendo a marca Ballast Point, que havia sido adquirida há quatro anos atrás por um 1 bilhão de dólares, para a Kings & Convicts Brewing Co, uma pequena cervejaria do centro-oeste dos EUA.

As quantias envolvidas no negócio não foram declaradas, porém segundo a Bloomberg a Constellation havia avaliado a Ballast Point em $17 milhões num relatório em outubro deste ano, um valor extremamente inferior ao seu preço de aquisição.

Quando a gigante adquiriu a Ballast Point em 2015, a corrida de grandes cervejarias para a aquisição de cervejarias artesanais independentes estava num momento de alta. A AB InBev havia adquirido a Elysian Brewing e a 10 Barrel Brewing nos EUA e a Wals e Colorado no Brasil, a Heineken havia comprado parte da Lagunitas e a Constellation decidiu investir pesado na aquisição da Ballast Point dado o crescimento acelerado das marcas artesanais.

Porém, nos últimos anos o conglomerado estava reportando continuamente quedas em vendas conforme o mercado de cervejas artesanais desacelerava nos EUA com o concomitante crescimento de muitas marcas regionais, chegando ao ponto de algumas unidades da Ballast Point começarem a ser fechadas.


Leia também:

Infográfico: Os maiores mercados de cerveja do mundo em 2018


Enquanto isso a Constellation Brands viu as marcas Corona e Modelo, que são de sua propriedade nos EUA, crescerem num ritmo de 2 dígitos e decidiu focar recursos em continuar numa expansão rápida destas marcas mexicanas que chegam aos EUA por importação. A gigante também trabalha com bebidas a base de cannabis além de vinhos e destilados.

Com a venda a Ballast Point volta a ser uma cervejaria independente

O fato curioso sobre a venda da Ballast Point é que agora ela retorna ao status de cervejaria artesanal independente, uma transição um tanto incomum no mercado norte-americano.

A Kings and Convicts é uma cervejaria desconhecida numa perspectiva nacional nos EUA que iniciou suas atividades apenas em 2017, desta forma a aquisição da Ballast Point (uma marca com distribuição nacional e internacional) pela empresa regional foi considerada bastante surpreendente por diversos analistas.

“Estamos empolgados em receber a equipe de Ballast Point na família Kings & Convicts”, disse Brendan Watters, diretor executivo da Kings & Convicts, em comunicado. “Como cervejeiros artesanais, admiramos a qualidade e o espírito da marca e da equipe Ballast Point. Nosso objetivo é alavancar o profundo know-how da Ballast Point, a base de funcionários talentosa e apaixonada e a excelente equipe operacional para aumentar o Ballast Point e a Kings & Convicts” .

A Ballast Point foi fundada em 1996 e cresceu para se tornar uma das maiores e mais destacadas cervejarias independentes dos EUA. Após sua aquisição pela Constellation a cervejaria continuou em expansão ganhando dosificado en todos os estados americanos.

A trajetória de crescimento atingiu seu pico em 2016 com a produção em 505 mil hectolitros anuais, começando então uma trajetória de declínio com expectativa de produzir 235 mil hectolitros em 2019.

A Kings and Convicts vai receber a missão de reverter a queda livre do volume de comercialização da Ballast que chegou a 14% de 2016 para 2017, uma missão que não será nada fácil.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.