A Heineken irá efetuar a maior operação de chope já realizada num festival de música no Brasil levando 875 mil litros de cerveja para o Rock in Rio 2024, maior evento de música do país.
A cervejaria, que é patrocinadora tradicional do festival, conta com uma operação complexa para atender o Rock in Rio que é um dos principais eventos para a construção da marca no Brasil.
Para conseguir levar esse volume de bebida ao festival, a Heineken organizou operação que vai envolver três cervejarias diferentes da companhia.
A logística vai vai envolver 15 carretas com capacidade de 35 mil litros cada e 6 mil barris sairão de Jacareí (SP), Araraquara (SP) e Blumenau (SC). No total, as três fábricas levarão mais de 875 mil litros de chope para o festival — 300 mil nos barris, 525 mil litros nas carretas e 50 mil em cervejas artesanais.
Leia mais:
Estrella Galicia pausa projeto de construção de sua fábrica de R$ 2 bilhões no Brasil
Heineken inicia obras de sua nova fábrica de R$ 1,8 bilhão no sul de Minas
Para atender a demanda do público, cinco quilômetros de tubulações até a torneira das Beer Walls e Beer Stations, estações móveis de chope onde os consumidores terão acesso à bebida, também serão instaladas dentro do Rock in Rio.
As três plantas foram escolhidas para suprir o volume total do chope consumido no festival, sem impactar o mercado.
A cervejaria de Jacareí (SP) ficará responsável pelo produto à granel, que é transportado pelas carretas. Já a de Araraquara (SP), produzirá todo chope em barril. Por fim, a operação de Blumenau (SC) vai fornecer 50 mil litros das cervejas super premium Lagunitas, Baden Baden e Blue Moon, que estarão disponíveis na Gourmet Square — espaço do festival voltado para gastronomia.
A participação de Heineken no Rock in Rio é a mais presente na memória do público entre os patrocinadores do festival, fato já averiguado em pesquisas de mercado.
O patrocínio da cervejaria no evento é utilizada como um elemento fundamental de construção da marca dentro do mercado de cervejas premium no país.
Serão três Beer Stations espalhadas pelo festival, com 12 torneiras cada. A maior delas, com capacidade de 10 mil litros à granel e sem limitação de barris, estará localizada na entrada do festival, onde o público terá o primeiro contato com a marca.
Já a segunda foi alocada para a proximidade do palco Sunset. Serão seis mil litros à granel e capacidade ilimitada de barris. Por fim, a terceira Beer Station contará, pela primeira vez no Rock in Rio, com o chope HEINEKEN 0.0 e estará posicionada entre o palco “New Dance Order” e o Espaço Favela.
Outra novidade para o evento são as quatro Beer Walls, com duas posicionadas próximas ao palco Mundo, uma próxima do palco Sunset e outra no New Dance Order. Cada uma das paredes tem nove torneiras, disponibilizadas em nove metros, e possui sistema de autoatendimento, com pagamento via cartão. Basta pagar e posicionar o copo na máquina para se servir.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.