Heineken inicia obras de sua nova fábrica de R$ 1,8 bilhão no sul de Minas

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Heineken Brasil lança pedra fundamental da construção de nova fábrica no estado de Minas Gerais que será a sua mais moderna no país

A Heineken Brasil, segundo maior grupo cervejeiro do mercado nacional, deu início as obras de sua nova fábrica de cerveja, a primeira totalmente construída no Brasil pela multinacional holandesa.

A nova cervejaria, que ficará localizada na cidade de Passos, no sul do estado de Minas Gerais, é resultado de um investimento que ocorreu em meio a reviravoltas durante o processo de decisão de escolha da cidade que abrigaria a nova unidade de produção.

Ao longo do ano passado, após a desistência da Heineken de construir a fábrica na cidade mineira de Pedro Leopoldo, devido a impeditivos ligados a questões ambientais, foi iniciada uma gigantesca disputa entre mais de 200 cidades de Minas para abrigar a nova cervejaria da companhia no Brasil.

A nova unidade deverá receber um investimento de R$ 1,8 bilhão e é estimado que sua entrada em operação ocorra entre 2024 e 2025. Está será a 15ª fábrica da Heineken no Brasil, sendo que é a primeira totalmente construída no país pela empresa, todas as outras são fruto de processos de aquisição de cervejarias já em operação.


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Com a entrada em operação da nova fábrica a Heineken deve ampliar sua produção em 5 milhões de hectolitros ( 500 milhões de litros), empregando 350 trabalhadores diretos além de gerar 11 mil empregos indiretos. A nova unidade deverá focar na produção dos rótulos Heineken e Amstel.

A nova fábrica da Heineken é um passo fundamental para que a demanda pelos produtos da cervejaria tenham um crescimento sustentado no Brasil. Recentemente, a Heineken investiu R$ 1,5 bilhão na ampliação de capacidade de produção em fábricas que atendem a região Norte e Nordeste.

A expansão de mercado da Heineken no Brasil se deu muito atrelada ao crescimento de cervejas posicionadas dentro do chamado segmento de “cervejas premium”, que tem levado a uma busca contínua do público consumidor por cervejas de maior valor agregado tanto em relação ao líquido quanto a experiência de marca.

Nova fábrica da Heineken ampliará oferta no Brasil, seu maior mercado mundial

Nos últimos anos a Heineken tem esperado um forte crescimento de mercado no Brasil, se tornando o maior mercado do mundo para seu principal produto, a cerveja Heineken, em 2019. O Brasil chega vender o dobro desta marca em relação ao segundo mercado da cervejaria, os Estados Unidos.

Com este nível de demanda no país, tem sido um desafio para a Heineken manter o nível de oferta acompanhando seu crescimento de demanda, o que tem sido buscado através de constantes expansões tanto em estruturas de produção quanto de distribuição. A nova fábrica chegará com a missão de colaborar neste objetivo.

O Brasil tem sido um mercado estratégico para manutenção do crescimento da Heineken no mundo, devido a resiliência do aumento da demanda por produtos da companhia no país mesmo num cenário econômico complexo. Este fato tem sido destacado diversas vezes ao longo dos últimos relatórios de resultado da holandesa.

A escolha de Passos está ligada a localização estratégica, disponibilidade hídrica e condições socioambientais disponíveis na cidade.

Nova fabrica da Heineken será a mais sustentável de sua operação no Brasil

A nova fábrica da Heineken em Passos será que apresentará o maior nível de sustentabilidade entre todas as que a multinacional opera no país.

Segundo a companhia, a cervejaria está projetada para ser a unidade mais sustentável da empresa até aqui. Ela será abastecida com fontes de energias 100% renováveis, que irá contribuir para a meta da empresa de alcançar a neutralidade de carbono de toda a cadeia do grupo até 2040. A fábrica contará também maior eficiência hídrica com a adoção de tecnologias que colaboram com a redução do consumo de água.

Em abril, a cervejaria aderiu ao Programa Produtor de Águas da Agência Nacional de Águas (ANA), tornando-se apoiadora do Projeto Bocaina de Pagamento por Serviços Ambientais. A parceria tem como objetivo estimular produtores rurais locais a investirem em ações sustentáveis em suas propriedades, recompensando-os financeiramente por contribuírem com o meio ambiente e por agirem de forma preventiva para evitar que o município venha a passar por situações de desabastecimento hídrico.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.